Translate

Menu

domingo, 11 de março de 2018

NAZARÉ, PORTUGAL

Saímos encantados da Vila de Batalha, e nosso próximo destino, ainda na rota para Lisboa, era Nazaré. 🚗🚗🚗
Nazaré é uma típica e pitoresca vila de pescadores, no distrito de Leiria, sendo sua orla no Oceano Atlântico, situada na costa Centro-Oeste de Portugal.
Portugal; sem guia; Europa; praia; oceano atlântico

Embora Nazaré fica apenas a 32 Km da Vila da Batalha, a viagem me deixou cansada.
Afinal, sair de Coimbra após o café-da-manhã, visitar Leiria pela manhã, conhecer o Mosteiro da Batalha no período da tarde e seguir viagem até Nazaré, foram muitas emoções e caminhadas. Um tempo para relaxar e descansar no meio da viagem era tudo o que eu queria naquele momento. E, para isto, nada como uma linda praia. ⛱⛱⛱
Portugal; sem guia; Europa; praia; oceano atlântico; pôr-do-sol
Assim que chegamos à Nazaré nossa primeira providência foi localizar nossa hospedagem. Um antigo laboratório que foi transformado em Hostel. Simples, mas muito agradável, aconchegante e limpo. O único inconveniente é não ter estacionamento próprio. Por orientação do proprietário e gerente, deixamos o carro no estacionamento da rua com parquímetro. Das 22 h às 07 h o estacionamento era gratuito. Mas, até lá, precisava de moedinhas a cada 3 horas ou receber multa. 🕒 O valor era pequeno, o inconveniente é não poder se afastar muito do local. Super chato e desagradável ter que ficar ligada ao relógio.⌚⌚ Fica a dica para quem reservar Hotel, Hostel ou apartamento para temporada. Veja se tem estacionamento e como é o esquema. A diária do hostel com café-da-manhã (pequeno almoço), ficou em € 63,00. Com o parquímetro gastamos € 5,20.
Portugal; sem guia; Europa; praia; oceano atlântico; hostel; Nazaré
Não nos deixamos abater com este pequeno incômodo. Fizemos nosso check-in no Hostel (Labhostel), tomamos um bom e refrescante banho, trocamos de roupa e seguimos para a praia, caminhando.
Portugal; sem guia; Europa; praia; oceano atlântico
Esta pequena vila com 10.000 habitantes, é muito procurada como centro de veraneio, lazer, turismo e prática de algum esporte aquático (surf, windsurfe e bodyboard), principalmente na primavera e no verão. 🏄🏄🏄
Na chamada cidade baixa, por ruas estreitas e calçadas, chegamos à praia urbana, também conhecida como Praia da Nazaré. 🏖 Uma praia propícia ao banho de mar. 🏊🏊
Esta praia é bem estruturada, central, perto de tudo e com uma larga faixa de areia.
Portugal; sem guia; Europa; praia; oceano atlântico
As areias douradas e limpas, convidam para caminhar e mergulhar nas águas azuis do mar.
A água fria do mar, não me cativou, preferi ficar na areia apenas saboreando a vista.
Na orla da praia é possível encontrar algumas calçadas largas para pedestres e várias opções de hostel, hotel, pousadas, edifícios de veraneio, casas típicas, restaurantes, bares e lojas de artesanatos.
Portugal; sem guia; Europa; praia; oceano atlântico; Nazaré
Abaixo, a Praça Sousa Oliveira, uma espécie de calçadão com várias opções de restaurantes, bares e hotéis.
No final da praça, o Solar dos Carvalhos, um Apart Hotel, localizado a 50 metros da praia e com uma privilegiada vista do mar.
Nas calçadas da orla de Nazaré, senhoras portuguesas vendiam, em carrinhos ambulantes de madeira, frutos secos e castanhas. Compramos uma “panela” de castanhas por € 3.
A av. beira mar de Nazaré, Av. da República, termina em uma leve subida até o Pátio de São Miguel. Um point noturno da orla, onde ficam vários bares e lanchonetes, além de uma bonita vista da praia.
Portugal; sem guia; Europa; praia; oceano atlântico; Nazaré
No alto da subida para o Pátio de São Miguel, dá para notar que a praia urbana apresenta uma curvatura acentuada como a forma de um grande U.
O principal sítio da Vila de Nazaré não fica na cidade baixa ao nível do mar, mas encimada em um morro ao norte da praia urbana. Para chegar à cidade Alta é necessário pegar o Elevador (ascensor), um funicular do tipo trem, que sobe pela encosta do morro. No alto do morro é onde estão as principais atrações turísticas de Nazaré, sendo a maioria ligadas ao culto a Nossa Senhora de Nazaré. Dá para ir de carro por uma estradinha longa e tortuosa.
De qualquer maneira, não subimos até a cidade alta. Queríamos muito, mas o tal do parquímetro, ... O preço do funicular era de 1,10 € por pessoa. Um preço justo.
Portugal; sem guia; Europa; praia; oceano atlântico; Nazaré; cidade alta; ascensor; funicular
A ponta do morro que abriga a cidade Alta de Nazaré, termina em uma falésia onde fico Forte de São Miguel Arcanjo. É lá onde se tem lindas vistas da cidade baixa com a sua Praia Urbana de um lado e, da Praia do Norte do outro lado. A bem da verdade, a cidade alta, oferece vários miradouros para contemplação da vista de vários pontos e ângulos.
Portugal; sem guia; Europa; praia; oceano atlântico; Nazaré; Praia do norte
São as ondas gigantes da Praia Norte ou Praia Velha, que tornou a vila de Nazaré conhecida no mundo inteiro e a coloca na rota dos surfistas e curiosos. Dizem que em certo ano, as ondas chegaram a mais de 10 metros de altura. Deve ser muito lindo ver estas ondas gigantes. Da minha parte, confesso que curto mais uma praia tranquila. Pelo menos estas ondas gigantes se formam apenas no inverno, entre outubro a janeiro. No restante do ano, os amantes do surf devem se contentar com ondas de 3 a 4 metros de altura. Ufa! Que bom que era junho! 😅😅😅
Portugal; sem guia; Europa; praia; oceano atlântico; Nazaré
Cada detalhe merece registro. Eu achei esta formação rochosa, próxima da falésia, muito charmosa. 👍
Depois de algum tempo andando, bateu aquela fominha de final de dia. Paramos em um dos bares/restaurantes da orla, onde predominam os pratos com frutos do mar e mariscos. Afinal, esta é uma vila de pescadores. 🐟🐟🐟 Não era do tipo chique e luxuoso, era do tipo praieiro e simples, com boa comida e cervejas bem geladas. Era tudo o que queríamos. Pedimos uma salada de polvo e uma porção de camarão frito (330 g). Chopp foram 5 (o dia estava muito quente 😉). Total da refeição = € 30. 😋😋😋
O pôr-do-sol, visto da praia urbana, é um verdadeiro espetáculo. De onde estávamos, o sol se escondeu por trás da falésia antes de se pôr totalmente. Ainda assim, foi de tirar o fôlego. 😃😄😃😄
Portugal; sem guia; Europa; praia; oceano atlântico; pôr-do-sol
Portugal; sem guia; Europa; praia; oceano atlântico, pôr-do-sol
Ainda com luz natural, continuamos nosso passeio pela marginal da praia urbana. No caminho um grande palco estava montado sobre as areias da praia. Lá, estava previsto um show de Fado às 23 horas. Será que aguentamos esperar? O sono já estava dando sinais que não.
Seguindo na direção sul, ultrapassando o palco, uma série de barcos de pescadores, jaziam nas areias da praia. Um cenário bem bucólico.
Portugal; sem guia; Europa; praia; oceano atlântico; Nazaré
Então, olhando para o outro lado, o lado de onde viemos, encontramos novamente o sol em sua despedida final sobre o mar. Daquele ângulo, ele não estava mais escondido por trás da falésia. Simplesmente, espetacular!!!
Portugal; sem guia; Europa; praia; oceano atlântico; pôr-do-sol
Assim como na gastronomia, o artesanato local de Nazaré encontra inspiração nas tradições ligadas ao mar. Também o clima primaveril e do verão são eternizados em alguns trabalhos. Pena que a maioria das lojas, no final do dia, já estavam fechadas.
Portugal; sem guia; Europa; praia; artesanato local
Portugal; sem guia; Europa; praia
Nossa passada por Nazaré foi do tipo rapidinha, apenas um porto para dormida, reabastecimento de energias e seguir viagem no dia seguinte, bem cedo. 🛏🛏🛏
Não deu para ver muita coisa, mesmo porque tínhamos que ficar próximos do parquímetro. Mas, o que vimos nos agradou bastante. E, é com a foto abaixo, que me despeço desta linda e agradável vila pesqueira. Um dia, quem sabe, eu volto.
Portugal; sem guia; Europa; praia; oceano atlântico; pôr-do-sol
Se gostaram não deixem de curtir e compartilhar.
Bjs e até a próxima postagem que pode ser artes, guloseimas ou companhia (pensamentos, viagens, passeios)!!! 💋💋💋
Para quem se animar:
                        BOA VIAGEM!!!!!
Se vocês tiverem gostado desta viagem, não deixem de ver