Translate

Menu

sábado, 17 de abril de 2021

GARRAFA COM FALSO VITRAL

O falso vitral é uma técnica bem simples que pode ser feita em qualquer peça de vidro ou madeira. Hoje eu irei postar esta técnica em uma garrafa de vidro.
pasta relevo para vidro; falso vitral; reciclando garrafas;
Sim, hoje tem mais uma garrafa de vidro que escapou do lixo e virou objeto decorativo.
MATERIAIS:
pasta relevo para vidro; falso vitral; reciclando garrafas;
  • 1 garrafa 
  • álcool
  • pano de limpeza
  • pasta relevo vitral cor grafite
  • tinta vitral amarelo ouro
  • tinta vitral coral
  • tinta vitral azul cobalto
  • tinta vitral laranja
  • tinta vitral siena natural
  • pincel de cerda macia
  • solvente para tinta vitral (aguarrás, tinner)
PASSO A PASSO:
  1. Lave a garrafa em água corrente e sabão, retirando o rótulo e todo o vestígio da cola. Dica: Algumas garrafas precisam ficar de molho para soltar o rótulo. Outras o rótulo sai melhor se estiver seco.
  2. Seque a garrafa e limpe-a com um paninho embebido em álcool para retirar vestígios de gorduras, cola ou sujeiras que dificultarão a aderência da pasta relevo e tinta.
  3. Com a pasta relevo vitral faça desenhos a mão livre na superfície da garrafa. Eu optei por traços formando figuras geométricas aleatórias. Você pode fazer o desenho que quiser. Dica: Faça um lado da garrafa primeiro e depois de seco faça o outro lado. Isto irá evitar que a sua mão borre os traços já feitos ao fazer o lado contrário da garrafa.
  4. Espere secar em local arejado, seco e livre de poeiras. Não coloque no sol direto para evitar rachaduras nos traços.
  5. Comece a pintar cada espaço com uma cor diferente. Você pode misturar as cores primarias entre si para criar novas cores. Amarelo + azul = verde; vermelho + amarelo = alaranjado; ... Prepare suas novas cores em frascos vazios de tintas ou frascos de vidro como de vitaminas e outros medicamentos inóculos.
  6. Não deixe de assinar um dos espaços na base da garrafa, antes de pintar este espaço. Escolha uma cor mais escura para sua assinatura. Se quiser deixar a assinatura em um espaço sem coloração é só pintá-lo com verniz vitral incolor.
  7. Deixe alguns espaços aleatórios sem pintar.
    pasta relevo para vidro; falso vitral; reciclando garrafas;
  8. Espere secar e passe uma segunda camada de tinta na cor correspondente a cada espaço. Aguarde a secagem da segunda camada de tinta.
    pasta relevo para vidro; falso vitral; reciclando garrafas;
  9. A pasta relevo irá ficar fixa na garrafa por conta do preenchimento com o verniz vitral. Caso queira garantir sua fixação, para o caso de usar a garrafa no serviço de mesa, pinte toda a área com verniz vitral incolor usando um pincel macio.
Dica: Como todo o trabalho fica do lado de fora, você pode usar sua garrafa para colocar bebidas como água, licor e sucos. Neste caso, faça um trabalho com a tampa para compor com a garrafa. Mas, tenha em mente que este é um trabalho artesanal e não industrial. Evite usar abrasivos na sua higienização. Não lave em lava louças e nem coloque sua garrafa no microondas ou outro tipo de forno.
pasta relevo para vidro; falso vitral; reciclando garrafas;
Viram como é bem simples? 
Eu vou ficar aguardando os trabalhos de vocês.
Espero que tenham gostado. Se sim, curta e compartilhe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!