Translate

Menu

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

ORQUÍDEA - CUIDADOS GERAIS

ALGUNS CUIDADOS BÁSICOS

Mais uma de minhas queridinhas que floresceu. Apenas uma haste com 3 botões. Um abriu totalmente no dia 10 de agosto.

Os outros dois botões demoram apenas quatro dias para acompanhar o primeiro e alegrar minha casa.
Com mais de 30 mil espécies (das quais tenho apenas algumas), eu não consigo decorar o nome. Então, chamo-as apenas de orquídeas.
A frigideira (velha) que usei para apoio, tem a função apenas de evitar sujar o móvel. Para conservar e manter suas orquídeas saudáveis evite juntar água no pratinho de apoio. Caso sua orquídea esteja na área externa da casa, nem precisa de pratinho. É mais fácil matar uma orquídea com excesso de água do que com sua falta. As raízes podem apodrecer. O ideal é manter o vaso e o substrato úmido, mas não encharcado.
No futuro farei um trabalho com a frigideira, mas por enquanto fica assim mesmo.  KKKKKKKKKK.

Outro cuidado muito importante é não usar terra ou areia no vaso. As orquídeas devem ser plantadas em substratos feitos com uma mistura de carvão, cascas de coco e árvores. NUNCA USE TERRA.


Com relação a luminosidade, não deixe sua orquídea receber luz plena. Se suas orquídeas estiverem com a folhagem amarelada pode significar que estão recebendo muita luz solar. O mais recomendado é que recebam meia luz (ou meia sombra), de preferência com incidência de luz solar indireta no início da manhã ou final da tarde.
A ventilação é outro cuidado importante a ser observado. Os vasos para orquídea geralmente são de barro com vários furos para facilitar a ventilação do substrato e da raiz da planta. Mas, ventos fortes devem ser evitados. A ventilação deve ser constante como uma brisa suave. A função da ventilação neste caso é para arejar e não secar.
►Resumindo: Mantenha sua orquídea em local fresco, arejado e iluminado, mas sem luz solar direta.
É emocionante acompanhar o florescer de uma orquídea. Apaixonada por minha princesinha. ♥♥♥♥

Beijos e boa sorte a todos!!!!

Obrigada pela visita. Um abraço carinhoso a todos.
                 Teresa Cintra

2 comentários:

  1. Maria Teresa,
    Linda sua orquídea.Eu não tenho mão boa com elas, mas pelo seu post descobri,acho que afogo as coitadas.Minha mãe adora plantas e orquídeas são suas preferidas.Ela mora em Bruxelas e mesmo no frio,ela consegue cuidá-las junto as janelas(do lado de dentro, claro...rsrs...).
    Eu fiz uma arte com frigideiras esse dias, depois dá uma espiada.Besitos e tenha um lindo dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Michelle.
      Adorei suas frigideiras com decoupagem. Puro charme e inspiração. A minha frigideira voltou para o armário de "futuros" projetos. Minha improvisação não conquistou a simpatia do maridão. Quem sabe quando estiver com uma roupagem nova. rsrsrsrs.
      Bjs e um forte abraço.

      Excluir

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!