Translate

Menu

quinta-feira, 28 de julho de 2016

PUDIM DE LEITE CONDENSADO

O pudim de leite condensado não podia faltar no blog, mesmo já sendo bem conhecido e difundido. 
leite condensado; doce com leite condensado; receita de liquidificador; pudim
Doce português que é tradicionalmente servido como sobremesa na maioria dos lares brasileiros, tendo se tornado um clássico na nossa culinária.
Atualmente, existem várias adaptações da receita ao gosto e facilidades de cada um. Eu prefiro a receita original. Bem, não tão original assim, afinal eu uso leite condensado que foi desenvolvido bem depois da receita. Inicialmente, a receita era feita com leite, açúcar e ovos e era conhecido apenas como PUDIM DE LEITE. O uso de leite condensado facilita bastante a nossa vida doméstica, né? Não é por nada o nome atual do pudim: PUDIM DE LEITE CONDENSADO.
leite condensado; doce com leite condensado; receita de liquidificador; pudim
Simples e super fácil de fazer. O segredo é acertar o ponto do caramelo e seguir alguns conselhos importantes no preparo do pudim. Um deles é sempre assar o pudim em forno pré-aquecido a 180º C, colocando a forma em banho-maria. Outro cuidado é sempre assar com a forma coberta com uma tampa (que possa ir ao forno) ou com papel alumínio. 
O tempo de forno é longo, aproximadamente 1h30min. Algumas pessoas diminuem este tempo de forno acrescentando na receita amido de milho (que não faz parte da receita original). Eu optei em não usar o amido de milho em minha receita.
Outro cuidado é desenformar apenas quando o pudim estiver bem gelado e firme, para não quebrar. Então, o ideal é fazer o seu pudim com antecedência. 
INGREDIENTES:
CALDA CARAMELADA:
  • 1 xíc/chá de açúcar
  • 1/2 xíc/chá de água quente
PUDIM:

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 medida de leite integral (usar a lata de leite condensado como medida)
  • 3 ovos inteiros
  • 1 c/café de essência de baunilha (opcional - não tem na receita original)
MODO DE PREPARO:
CALDA CARAMELADA:
  1. Coloque o açúcar em uma panela pequena e leve ao fogo baixo para derreter. Não mexa com a colher para não açucarar. De vez em quando mexa a panela para uniformizar o açúcar. Dica: Algumas pessoas preferem o fogo alto, mas é preciso muita atenção para não queimar. Eu prefiro demorar um pouco mais e não perder meu caramelo.
  2. Quando o açúcar derreter por completo e já estiver com uma bonita cor caramelo, junte a água quente. Dica: Irá borbulhar bastante. A água quente diminui o choque térmico e evita que forme torrões de açúcar. Caso isto ocorra mesmo assim é só deixar um tempinho que eles irão derreter.
  3. Mexa com uma colher para uniformizar. 
  4. Desligue o fogo assim que ficar no ponto desejado.
  5. Coloque uma forma de pudim sobre uma assadeira. Dica: escolha uma forma com capacidade para 1 litro ou um pouco mais. A mistura do pudim que inicialmente é em torno de 750 ml, cresce após bater (por conta dos ovos) e chega a 1 litro. 
  6. Deixe a calda esfriar um pouco e despeje na forma de pudim. 
  7. Espalhe a calda na forma, movimentando-a. Seja rápida para a calda não endurecer  antes de completar o processo. Dica: A forma fica bem quente, se desejar, use uma colher de sopa para facilitar o processo.
  8. Reserve.
PUDIM:
  1. Pré-aqueça o forno a 180º C.
  2. Em um liquidificador coloque os ovos, o leite condensado, o leite integral e a essência de baunilha. Dica: A essência de baunilha não faz parte da receita original, mas eu uso para tirar o cheiro de ovo do pudim.
  3. Bata bem até ficar uma mistura bem homogênea. 
  4. Despeje a mistura na forma caramelizada.
  5. Derrame água quente na assadeira.
  6. Cubra a forma de pudim com papel alumínio ou use alguma tampa que adapte na forma e possa ir ao forno.
  7. Asse em banho-maria no forno pré-aquecido em temperatura média (180º C) por aproximadamente 1h30min. Dica: Não deixe a água do banho-maria secar.  Complete com água quente se for necessário.
  8. Para verificar se o pudim está cozido é só furá-lo com um palito ou garfo. O palito ou garfo devem sair levemente úmido, mas sem a massa do pudim aderida. 
  9. Tire do forno e retire a forma do banho-maria. Dica: Ao tirar do forno o pudim não aparenta estar muito firme. Não se preocupe, ele ficará bem firme depois que esfriar e ser gelado. 
  10. Deixe-o esfriar totalmente antes de colocá-lo na geladeira. Deixe o pudim na geladeira sempre coberto. Dica: Para agilizar o esfriamento do pudim, eu gosto de colocar sobre uma grelha. 
  11. Desenforme o pudim sobre um prato de servir ou uma travessa apenas quando estiver bem gelado e firme.
    leite condensado; doce com leite condensado; receita de liquidificador; pudim
  12. Conserve-o em geladeira.
Dica extra: Parte do caramelo fica grudada no fundo da forma do pudim. Caso você queira aproveitá-la, é só umedecer levemente a calda aderida com água e levar a forma direto ao fogo do fogão. Ao aquecer, o caramelo irá derreter. Espere esfriar para derramar sobre o pudim. Eu achei a quantidade de calda o suficiente para o meu pudim e optei em não aproveitar o que ficou na forma.
leite condensado; doce com leite condensado; receita de liquidificador; pudim

A cor do pudim ficou linda, a textura bem macia e o sabor ... Hummmm! Que delícia!
leite condensado; doce com leite condensado; receita de liquidificador; pudim
E lá vou eu provar esta maravilha. Nossa, quanto sacrifício. kkkkkkkkkkkk.
leite condensado; doce com leite condensado; receita de liquidificador; pudim
leite condensado; doce com leite condensado; receita de liquidificador; pudim

Gostaram da receita de hoje?
leite condensado; doce com leite condensado; receita de liquidificador; pudim
Se sim, façam, curtam e compartilhem.
Beijocas e até a próxima postagem.

BOM APETITE!!!
Obrigada pela visita. Um abraço carinhoso a todos.
                   Teresa Cintra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!