Translate

Menu

terça-feira, 7 de junho de 2016

TORTA RÚSTICA DE MAÇÃS

Apple Pie (USA) ou Tarte de maçã (Portugal) ou Torta de maçãs (Brasil) 

Deliciosa e de fácil preparo. Uma boa opção para o café da manhã, lanche ou sobremesa.
Use maçãs verdes ou vermelhas. O importante é que seja um pouco ácida. Eu gosto de usar as nacionais que são um pouco mais ácidas que as importadas.
Eu fiz esta torta para o café da manhã. Acordei mais cedo que minha família e resolvi fazer uma surpresa. Algo doce para começar o dia. Como tinha algumas maçãs em minha geladeira, não foi difícil decidir o que fazer. A quantidade de maçãs não era o suficiente, mas eu resolvi o problema acrescentando algumas peras no recheio.

O aspecto rústico fica por conta da cobertura que sendo fina acompanha a forma do recheio e em algumas partes fica falha. Depois de assada esta cobertura de massa com açúcar polvilhado fica crocante sem ficar dura. Uma delícia. Naturalmente, que a crocância da massa é sentida principalmente nas primeiras horas após o preparo da receita. Depois, como o recheio é úmido, a massa absorve um pouco desta umidade, deixando de ficar crocante. Mas, nem por isto menos saborosa.


Como eu prefiro a torta com a massa mais crocante, fiz apenas meia receita e usei uma forma desmontável com 20 cm de diâmetro, ao invés da de 25 cm. Queria uma torta que fosse consumida o mais rápido possível. O pedaço que sobrou do café da manhã complementou o lanche da noite. A massa já não estava mais tão crocante, mas a torta continuava deliciosa. 

Para o recheio usei 3 maçãs pequenas e 4 peras bem pequenas. Eu optei pela mistura das frutas por não ter maçãs em quantidade suficiente. Culpa da falta de previsão de minha parte, eu decidi fazer a torta em um impulso de quem perde o sono e quer criar algo diferente para o café da manhã. Sorte minha que, esta doidice, é ocasional. KKKKKKKKKKKKK. No final, eu não achei que o resultado da torta foi comprometido. Ficou muito bom. Fica a dica para você. Como a pera tem um sabor bem suave não rouba a cena na torta de maçãs. E, se você tiver apenas peras, então faça uma torta de peras, uai!

Para que as maçãs (e peras) não escurecessem, eu usei suco de limão após descascá-las e fatiá-las. Como não escorri o caldo do limão depois do seu uso, deu para sentir o seu gosto no recheio. Adoro limão, então gostei do resultado. Caso você prefira um sabor mais suave de limão, coloque as maçãs em um peneira antes de usá-la para escorrer o suco do limão. Vale lembrar que dependendo do limão irá bastar apenas ½ fruta.

Acrescentei um pouco de uvas passas ao recheio. Não é necessário hidratá-las antes. As passas irão absorver a umidade do próprio recheio quando a torta estiver assando.

Na receita abaixo, eu descrevo a receita completa. Se você quiser uma torta pequena como a que eu fiz é só usar a metade dos ingredientes da massa e recheio.
Não tem maçãs e nem peras? Use bananas, também fica maravilhosa.
INGREDIENTES:
MASSA:
  • 2 e 3/4 xíc/chá de farinha de trigo
  • ½ xíc/chá de açúcar
  • 150 g de manteiga gelada picada
  • 2 gemas
  • 3 a 4 c/sopa de água gelada
RECHEIO:
  • 5 maçãs grandes ou 8 pequenas (aproximadamente 1 kg)
  • Suco de 1 limão
  • ¼ xíc/chá de farinha de trigo
  • 1 c/chá de canela em pó
  • 3/4 xíc/chá de açúcar
  • ½ xíc/chá de uva passa
GUARNIÇÃO:
  • 50 g de manteiga gelada picada
  • 1 c/sopa de açúcar cristal para polvilhar
MODO DE PREPARO:
MASSA:
  1. Em uma vasilha misture a farinha, o açúcar e a manteiga. Use as pontas dos dedos até formar uma farofa.
  2. Junte as gemas. Misture.
  3. Acrescente a água aos poucos, sempre amassando até ficar uma massa lisa, macia e sem grudar nas mãos. Dica: A quantidade de água varia de acordo com o tamanho das gemas.
  4. Envolva a massa com um plástico e deixe descansar na geladeira por 15 a 30 minutos.
RECHEIO:
  1. Descasque as maçãs, retire as sementes e corte-as em fatias com 0,5 a 1 cm de largura. Dica: As peras que eu usei estão por baixo das maçãs, nem dá pra notar na foto. rsrsrsrs.
  2. Espalhe o suco de limão sobre as maçãs para não escurecê-las.
  3. Adicione a farinha de trigo e o açúcar às maçãs. Mexa a cada adição.
  4. Acrescente a canela sobre as maçãs. Mexa delicadamente com uma colher para misturar tudo de forma homogênea.
  5. Junte as uvas passas e misture. Dica: Pode-se acrescentar as uvas passas no momento de colocar o recheio sobre a massa. A distribuição pode ficar mais equilibrada. 
  6. Use imediatamente como recheio. Não precisa cozinhar antes.
MONTAGEM:
  1. Pré-aqueça o forno a 180º C. Reserve.
  2. Separe a forma que irá usar. Eu escolhi uma forma desmontável com 25 cm de diâmetro. 
    Dica: 
    Não precisa untar e nem polvilhar. Se preferir use uma forma refratária de vidro ou louça. Pode-se usar forma de silicone, tendo-se o cuidado de apoiá-la sobre uma assadeira.
  3. Sobre um plástico ou tapete de silicone, abra 2/3 da massa. Reserve o restante para fechar a torta.
  4. Forre o fundo e lateral da forma com a massa. 
  5. Sobre a massa crua despeje uniformemente o recheio de maçãs.
  6. Distribua a manteiga em pedaços (guarnição) sobre o recheio.
  7. Abra o restante da massa e coloque-a sobre o recheio para fechar a torta. Vede bem as bordas e com a ponta de uma faca faça furos na tampa para permitir a saída do vapor quando assar a torta.
    Dica:
    Não se preocupe com a aparência da massa da tampa sobre o recheio. Alguns pontos podem enrugar, rasgar ou quebrar, mas é isto que dá o aspecto rústico à torta.
  8. Polvilhe o açúcar sobre a torta. Dica: Eu usei açúcar cristal que deu um efeito bem interessante na superfície da torta assada. Mas, se você preferir, pode-se usar o açúcar refinado.
  9. Asse em forno pré-aquecido a 180º C por 40 a 50 minutos até assar e dourar.
  10. Retire a torta do forno e deixe sobre uma grade até esfriar e poder desenformar. Dica: Vejam como minhas auxiliares lindas e maravilhosas ficaram esperando ansiosas que a torta esfriasse. kkkkkkkkkkkk.
  11. Desenforme com cuidado e transfira a torta para o prato de servir. Dica: Eu preferi deixar a torta sobre a base da forma para evitar quebrá-la durante a transferência.
  12. Sirva quente, morna ou em temperatura ambiente.
RENDIMENTO: 10 a 12 porções
Veja como o recheio ficou divino. 
Não deixe de experimentar esta deliciosa receita de hoje. 
Depois da primeira garfada, não tem como escapar. Você vai querer mais outro pedaço, até não restar mais nada.

Se gostar, faça e compartilhe. 
Mil bjs e até a próxima postagem que pode ser de artes, guloseimas ou companhia (viagens, passeios, pensamento, dicas, ...).

BOM APETITE!!!
Obrigada pela visita. Um abraço carinhoso a todos.
                   Teresa Cintra

2 comentários:

  1. olá esse bolo ou torta de chocolate branco q aparece no blog,onde esta a receita?vc pode me dar por favor?obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana Cristina.
      É o bolo que aparece na foto do blog? Se for é o BOLO COM RECHEIO DE CREME DE CHOCOLATE BRANCO E MORANGOS. A receita está no link http://teresacintra.blogspot.com.br/2014/09/bolo-com-recheio-de-creme-de-chocolate.html
      ou pesquisar pelo nome do bolo.
      Espero ter ajudado. Um abraço.

      Excluir

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!