Translate

Menu

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

HAMBÚRGUER CASEIRO

PÃO E CARNE DE HAMBÚRGUER FEITOS EM CASA

O hambúrguer nada mais é do que carne moída, temperada e modelada em forma circular e achatada. Depois é só fritar e montar o seu sanduíche que leva o nome da carne.
PÃO E CARNE DE HAMBÚRGUER CASEIROS; PÃO E CARNE DE HAMBÚRGUER FEITOS EM CASA; FAÇA EM CASA; LANCHE CASEIRO
Você não resiste a esta delícia, mas se preocupa com a qualidade dos ingredientes utilizados? Faça o seu próprio sanduíche em casa. Prepare a carne e elabore a montagem conforme o seu paladar. 

Use um pão de hambúrguer fresco. Compre-o na padaria de sua preferência ou faça-o em sua casa. Eu fiz o meu seguindo a receita que já postei no blog. Quem quiser fazer o seu próprio pão de hambúrguer dê uma olhadinha AQUI.
Use sempre produtos de qualidade e boa procedência.
PÃO E CARNE DE HAMBÚRGUER FEITOS EM CASA; FAÇA EM CASA; LANCHE CASEIRO
INGREDIENTES:
PÃO:
  • Use um pão de hambúrguer de padaria ou faça-o em sua casa. a minha receita você encontra AQUI. Esta receita dá para 8 pães, mas como eu queria super pães dividi a massa em 6.
HAMBÚRGUER (carne): 6 unidades 
  • 400 g de carne moída com pouca gordura (patinho ou fraldinha ou acém)
  • 1/2 pacote de sopa em pó de creme de cebola
  • 1 ovo médio
  • 1 c/sopa cheia de farinha de trigo ou farinha de rosca
  • pimenta do reino a gosto
  • temperos desidratados em pó (salsa, louro, mostarda, coentro, orégano...) a gosto. Deixe a sua imaginação voar.
  • 150 g queijo mozarela ou cheddar fatiado (não muito fino)
  • óleo ou azeite para fritar (+ 2 c/sopa)
Dica: Como o creme de cebola já é salgado, tenha cuidado com o sal. É melhor colocar menos sal e depois dar uma leve polvilhada do que perder o hambúrguer por excesso de sal.

GUARNIÇÃO:
  • alface
  • tomate em rodelas finas
  • 150 g de presunto fatiado
  • maionese
  • cream cheese
  • ovo frito
  • molho de queijo especial (creme de leite + ricota + queijo gorgonzola + requeijão ou cream cheese)
OPCIONAL: (eu não usei os opcionais)
  • bacons em fatias frito
  • batata palha frita
  • rodelas de cebolas empanadas e fritas
MODO DE PREPARO:
PÃO:
  1. Prepare a massa e faça os pães conforme explicado na receita. Ou compre os pães prontos. Eu resolvi fazer os pães em casa. Neste caso o ideal é começar pelos pães e quando estiverem no forno começar a preparar a carne e os acompanhamentos e guarnição.
  2. Asse os pães até dourarem.
  3. Enquanto fritas os hambúrgueres, deixe os pães sobre uma grade para esfriarem.
HAMBÚRGUER:
  1. Prepare a guarnição e reserve. Dica: Se for fazer batata frita ou palha em casa, faça a fritura quando estiver assando a carne. O mesmo vale para as rodelas de cebola e ovos. Assim, você terá tudo quentinho e fresco. A salada e os molhos podem ser providenciados antes.
  2. Coloque a carne em um recipiente e misture o ovo, o creme de cebola. Mexa com uma colher.
  3. Junte os temperos à gosto e a farinha de trigo ou rosca. Dica: Cuidado para não salgar demais. Além de ficar muito salgado, o sal pode desidratar a carne durante a fritura, deixando o hambúrguer "seco". Para que isto não ocorra, polvilhe o sal quanto já estiver fritando a carne. Lembre-se que o creme de cebola vem salgado.
  4. Mexa tudo com as mãos até a mistura ficar homogênea. 
  5. Divida a carne em 6 porções. Dica: Se você quiser uma medida exata use uma balança de cozinha para pesar a carne já temperada e divida o resultado por 6. Depois, pese as porções até obter o resultado da divisão. Fica um bife de hambúrguer tamanho padrão (80 a 85 gr). Caso você queira hambúrguer maiores é só diminuir a quantidade de porções. Mas, neste caso a carne pode não ficar bem assada no seu interior. Ideal para quem prefere carne malpassada ou ao ponto. Eu prefiro bem passada. 
  6. Faça pequenas "bolas de carne" e as amasse com a mão para dar forma aos hambúrgueres. Ou use um aro e um copo para amassar. Eu usei uma forma modeladora para hambúrguer da Tupperware (11,4 cm de diâmetro x 2,5 cm de altura). Como não achei a parte chamada de modelador que vai entre a forma e o prensador, fiz sem ele mesmo e deu certo. Dica: Como eu não gosto de carne mal passada, meus hambúrgueres não são muito altos.
  7. Desenforme os hambúrguer sobre um tabuleiro forrado com plástico. Cubra com outro plástico e leve ao freezer por 15 min, para firmarem e facilitar a fritura. 
    PÃO E CARNE DE HAMBÚRGUER FEITOS EM CASA; SANDUBA CASEIRO; SANDUÍCHE FEITO EM CASA; FAÇA CARNE DE HAMBÚRGUER EM CASA; PÃO CASEIRO; PÃO PARA HAMBÚRGUER; PÃO PARA SANDUÍCHE.
  8. É hora de fritar. Se você for usar bacon, frite-os primeiro e aproveite a gordura para fazer a carne. Se não, coloque o azeite na frigideira ou grelha e frite os hambúrgueres ainda congelados.
    Frite bem, pressionando suavemente contra a frigideira, depois vire e coloque as fatias de queijo e bacon por cima. (E não coloquei bacon). Continue apertando o montinho até a carne assar no ponto desejado. O calor da carne derrete o queijo. 
  9. Reserve-os em uma bandeja ou coloque-os sobre o pão já preparado. Veja abaixo a montagem do seu sanduíche.
  10. Faça a montagem do sanduíche imediatamente após o preparo da carne.
GUARNIÇÃO:
  1. Lave o alface e tomate em água corrente. Coloque-os em uma vasilha com água e vinagre por 20 minutos. Escorra. Retire os talos do alface e pique-o. Ou deixe a folha inteira. Eu prefiro picá-los, facilita bastante. Corte o tomate em fatias finas. Reserve.
  2. Frite os ovos em manteiga ou azeite. Para que fiquem redondos use um aro de diâmetro semelhante ao pão. Coloque-os em uma bandeja e guarde-os na estufa do forno (ou em outro local) para permanecerem quentes.
  3. Prepare o molho de queijo especial. Em uma pequena panelinha coloque todos os ingredientes e leve ao fogo brando para aquecer. As medidas não são exatas. Coloque a proporção seguindo o seu gosto pessoal e o que você tem na geladeira. Evite os queijos que formam ligas, prefira os que derretem e se misturam. Se o molho ficar grosso acrescente um pouco de leite à mistura. Reserve.
  4. Use uma maionese de qualidade ou use apenas o cream cheese.
MONTAGEM:
  1. Corte os pães ao meio.
  2. Em um dos lados do pão coloque cream cheese e no outro maionese. Ou use o cream cheese em ambos os lados. Dica: Por uma questão de segurança eu prefiro não usar maionese caseira. Pode ser mais gostosa, mas receitas com ovo cru são perigosos. 
  3. Coloque o hambúrguer frito com o queijo  mozarela sobre a fatia com cream cheese.
  4. Sobre o hambúrguer coloque o molho de queijo especial. Dica: é opcional, mas o sabor fica maravilhoso.
  5. Em seguida, acrescente o ovo frito.
  6. Sobre o ovo coloque a fatia de presunto.
  7. Finalize com a salada de alface, tomate e um pouco mais de maionese. 
    PÃO E CARNE DE HAMBÚRGUER FEITOS EM CASA; SANDUBA CASEIRO; SANDUÍCHE FEITO EM CASA; FAÇA CARNE DE HAMBÚRGUER EM CASA; PÃO CASEIRO; PÃO PARA HAMBÚRGUER; PÃO PARA SANDUÍCHE.
  8. Faça quantos sanduíches quiserem. Como, aqui em casa, somos 4, fizemos apenas esta quantidade. Um para cada um, mas bem recheados. Caso alguém queira bis, sobraram dois pães e duas carnes. É só preparar.
    PÃO E CARNE DE HAMBÚRGUER FEITOS EM CASA; SANDUBA CASEIRO; SANDUÍCHE FEITO EM CASA; FAÇA CARNE DE HAMBÚRGUER EM CASA; PÃO CASEIRO; PÃO PARA HAMBÚRGUER; PÃO PARA SANDUÍCHE.
  9. Feche o pão com a outra metade do mesmo. 
    PÃO E CARNE DE HAMBÚRGUER CASEIROS; PÃO E CARNE DE HAMBÚRGUER FEITOS EM CASA; FAÇA EM CASA; LANCHE CASEIRO
  10. Sirva imediatamente.
    PÃO E CARNE DE HAMBÚRGUER CASEIROS; PÃO E CARNE DE HAMBÚRGUER FEITOS EM CASA; FAÇA EM CASA; LANCHE CASEIRO
Dica: Eu tentei manter o pão "em pé" colocando um palito de dente para segurar a torre de delícias, mas não deu certo. O palito era muito pequeno para prender todo o conteúdo. rsrsrsrsrsrsrsrsrs.
PÃO E CARNE DE HAMBÚRGUER CASEIROS; PÃO E CARNE DE HAMBÚRGUER FEITOS EM CASA; FAÇA EM CASA; LANCHE CASEIRO; CARNE DE HAMBÚRGUER CASEIRA; PÃO DE HAMBÚRGUER CASEIRO;
Da próxima vez vou usar um palito de churrasco.

Hummmm, que delícia!
Sou suspeita em falar, mas ficou maravilhoso! Uma extravagância liberada de vez em quando. 

VARIEDADE:
Substitua a carne de boi por frango, salmão ou soja texturizada e tenha novos sabores.
Hambúrguer de salmão: 400 gramas de salmão sem pele e moído ou bem picadinho, 1 clara, 1/2 pacote de creme de cebola, 1 colher de sobremesa de farinha de linhaça dourada, salsinha picada a gosto, 1 colher de azeite, sal e pimenta em pó (branca) a gosto. Misture todos os ingredientes e modele os hambúrgueres. Distribua-os em uma forma untada com azeite. Cubra a forma com papel alumínio e leve ao forno por aproximadamente 20 minutos. Retire o papel alumínio e deixe por mais 15 minutos. Sirva com cream cheese ou molho de requeijão light com maionese light, ketchup, mostarda e orégano. Sirva em um pão de hambúrguer, torrada de pão preto ou acompanhando uma bela salada de verduras.

Beijocas e até a próxima postagem.

BOM APETITE!!!
Obrigada pela visita. Um abraço carinhoso a todos.
                   Teresa Cintra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!