Translate

quarta-feira, 8 de julho de 2015

GARRAFAS RECICLADAS V - Mosaico casca de ovo, decoupagem e sisal

GARRAFA DECORADA COM MOSAICO CASCA DE OVO, DECOUPAGEM E SISAL
artesanato com garrafas de vinho; ARTESANATO; DECORAÇÃO com garrafas; DECOUPAGEM; FAÇA VOCÊ MESMO; GARRAFAS; MOSAICO; RECICLAGEM; casca de ovo; decoupagem em garrafas; sisal; reciclar; lixo é luxo

Outra garrafa reciclada que escapou de ir para o lixão da Muribeca.
Mais uma vez, optei pelo mosaico de casca de ovo com decoupagem. Mas, hoje irei incorporar mais um material ao artesanato. Cordão de sisal. Você pode substituir o sisal com outro fio de linha ou lã. Fica a seu gosto esta opção. Eu, particularmente, gostei muito do resultado final.
Inicialmente, eu pensei em usar a tampa original da garrafa. Minha garrafa era de azeite e sua tampa consistia em duas partes de plástico verde. Uma que ficava presa na garrafa e outra removível por rosqueamento. Mas, durante o trabalho eu comecei a achar que o acabamento final ficaria comprometido pela tampa. Além disto, como a parte fixa possuia um seria difícil a higienização da garrafa se a mesma fosse usada para servir alguma bebida. Então, simplesmente cortei a parte que fixa e substitui a tampa por uma rolha de vinho espumante. 
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
  • 01 garrafa de vidro (de vinho, azeite, suco...)
  • Primer para vidro
  • Tinta PVA (látex) ou acrílica branca
  • Tinta PVA (latex) ou acrílica beje claro, areia ou marfim
  • Casca de ovo sem a película
  • Guardanapo para decoupagem com o motivo escolhido
  • Rolo de sisal
  • Cola branca extra forte para artesanato
  • Termolina leitosa caseira (receita AQUI) ou industrial
  • Verniz vitral
  • Solvente para o verniz vitral
  • Pincel chato em vários tamanhos e/ou rolinho de espuma
  • Palito de churrasco ou palito de dente
  • Álcool líquido (não use o gel) e paninho para limpeza.
  • Luva descartável
  • Recipiente para água
  • Fita adesiva de crepe
  • Massa epoxi
PASSO-A-PASSO:
  1. Limpe a garrafa com álcool para desengordurar.
  2. Passe duas demãos de primer para vidro na garrafa, intercalando secagem de 4 horas entre si. Passe o primer com pincel ou rolinho de espuma. Use luvas descartáveis. Dica: Evite ficar indo e voltando com o pincel, para não formar grumos na pintura. Isto ocorre porque o primer ainda não está totalmente seco.
  3. Com o rolinho de espuma ou pincel chato pinte as garrafas com a tinta PVA ou acrílica branca. Dê duas a três demãos de tinta, intercalando secagem entre elas. Passe uma demão de com uma tinta bege bem clarinha. Para não melar a tampa, isole-a com fita crepe. Dica: eu escolhi esta cor para combinar com o guardanapo que ira usar. Dependendo do guardanapo que você escolheu, deixe apenas com o fundo branco.
  4. Escolha a área onde irá fazer o mosaico com a casca de ovo e a decoupagem. Passe cola branca em um pequeno pedaço da área escolhida. Posicione os pedaços de casca de ovo, sobre a cola deixando um espaço entre eles para formar o mosaico. Use um palito de churrasco (ou de dente) para facilitar o trabalho. Basta molhar a ponta do palito na cola e pescar o pedaço da casca transportando-o até o local da colagem. Pressione a casca com o dedo ou o palito para colá-la bem no lugar. Não se preocupe com o trincado, este efeito é esperado. Se desejar use o palito para separar as partes trincadas. Quando terminar toda a área, espere secar bem antes de começar a decoupagem.

  5. Estude como o guardanapo para decoupagem será colado na garrafa.
    Veja a necessidade de ajustes e cortes na figura para que a emenda que se forma ao contornar a garrafa não fique muito feia. Eu optei por cortar a figura escolhida ao meio. Usei uma tesoura. 
  6. Destaque as películas do guardanapo. Você irá usar apenas a que contem a estampa desejada. 
  7. Posicione a figura na garrafa e escolha o melhor local para a colagem de maneira a aproveitar o melhor do desenho. 
  8. Passe termolina líquida no local escolhido e cole a figura. Coloque um plástico sobre a figura ainda úmida e pressione com um paninho ou rolinho de espuma fazendo movimentos circulares. 
    Para realçar o efeito do mosaico passe o palito de churrasco entre os intervalos das cascas de ovo com a cola ainda úmida, deixando o plástico no local. 
    Retire o plástico. Espere secar antes de colar o restante da figura para evitar danificar a parte já colada. Se quiser, use o secador de cabelos ou um soprador para agilizar o processo.
  9. Com a parte colada bem seca, estude a melhor forma de colar o restante da figura, procurando deixar a emenda bem discreta. Para isto corte o que for necessário da figura a ser colada. Se preciso corte em várias partes. 

  10. Passe termolina leitosa na área onde será a colagem aos poucos para que a figura fique bem encaixada ao desenho já colado.Repita o item nº 8 com cada desenho a ser colado. Sempre deixando secar antes de colar outro desenho.



  11. Quando estiver tudo bem seco, passe uma camada de termolina líquida ou cola diluída sobre as figuras para impermeabilizar. Deixe secar totalmente.
  12. Com a decoupagem finalizada e seca, hora de começar a colar o sisal. Não passe cola em toda a parte que irá receber o sisal, pois a cola seca rápido. Comece em uma pequena área. Ao dar a volta com o sisal pela garrafa, enconda a ponta sob a primeira volta. Veja a figura abaixo.
    Antes de prosseguir use o secador de cabelos (ou soprador artesanal) para fixar bem a ponta. Vá passando a cola e contornando a garrafa com o sisal. Faça o mesmo com a parte inferior da garrafa. Deixe secar bem. Foi nesta hora que eu achei que a tampa original da garrafa não iria ficar bem no trabalho. Não tive dúvidas, cortei a parte que estava na garrafa. Preenchi a depressão do vidro que mantinha a tampa no lugar com massa epoxi. Esperei a massa secar bem para depois fazer o devido acabamento. Dica: Tenha paciência, pois o processo é feito com as mãos que ficarão meladas de cola. Caso você não goste de se "melecar" use luvas descartáveis durante o trabalho.
  13. Corte o fiapos de sisal que ficarem soltos, para que o resultado fique mais limpo. Passe uma camada generosa de termolina leitosa sobre o sisal.
  14. Eu finalizei o gargalo da garrafa com mosaico de casca de ovo. Para isto tive que fazer todo o processo feito no restante da garrafa. Primer, tinta PVA branca, colagem de casca de ovo. Pintei a parte mais elevada da garrafa, que faz a separação da ponta do gargalo com o restante da garrafa com tinta PVA laranja. Cor que obtive com a mistura da tinta branca com corante amarelo e vermelho até checar no tom desejado. Eu escolhi esta cor por ser uma cor vibrante e estar presente no guardanapo usado para a decoupagem.
  15. Como eu preferi não usar a tampa original da garrafa, escolhi uma rolha de vinho espumante. Você pode escolher a rolha a seu gosto. Para que a rolha entrasse no bocal da garrafa, eu precisei cortar o excesso da cortiça com um estilete e depois lixar com uma lixa grossa. Limpe a rolha com um paninho e cubra a parte que ficará externa com o sisal e a cola branca. Espere secar bem.

  16. Finalize o trabalho com verniz vitral em toda a garrafa e na parte com sisal da rolha. Não passe verniz na parte da rolha que terá contato com o interior da garrafa. Passe duas demãos intercalando secagem entre elas. Não se esqueça de limpar o pincel com solvente ao terminar cada demão.
  17. Deixe secar bem. Depois é só colocar a rolha na garrafa. 
    ARTESANATO; DECORAÇÃO com garrafas; DECOUPAGEM; FAÇA VOCÊ MESMO; GARRAFAS; MOSAICO; RECICLAGEM; casca de ovo; decoupagem em garrafas; sisal; reciclar; lixo é luxo
Prontinho, eis a garrafa finalizada.
artesanato com garrafas de vinho; ARTESANATO; DECORAÇÃO com garrafas; DECOUPAGEM; FAÇA VOCÊ MESMO; GARRAFAS; MOSAICO; RECICLAGEM; casca de ovo; decoupagem em garrafas; sisal; reciclar; lixo é luxo
O que acharam? Gostaram?
Aceito sugestões para as próximas garrafas. Ainda tenho várias em minha dispensa para desespero de minha empregada e maior incentivadora do artesanato. Ela sempre me pergunta pela próxima garrafa, como será e quando irei começar. kkkkkkkkkkkkkkkk. Por que será?

Mil bjs e até a próxima postagem (arte, viagem ou guloseimas).

BOA SORTE e SUCESSO NOS TRABALHOS!

Obrigada pela visita!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!