Translate

Menu

quarta-feira, 21 de abril de 2021

GARRAFAS RECICLADAS III - Abajur

ABAJUR DECORADO COM DECOUPAGEM E CASCA DE OVOS
lixo é luxo; ARTESANATO; DECORAÇÃO; DECOUPAGEM; FAÇA VOCÊ MESMO; GARRAFAS; RECICLAGEM; MOSAICO; CASCA DE OVO; ABAJUR ARTESANAL; ARTESANATO; FAÇA VOCÊ MESMO; GARRAFAS; DECOUPAGEM; DECORAÇÃO; MOSAICO; RECICLAGEM; pintura em garrafa; garrafa fofa; artes com garrafas.

A cada dia eu fico mais apaixonada pela reciclagem
Encanta-me a ideia de contribuir para diminuir o volume de lixo e a poluição em nosso planeta.
Eu sei que o que faço é pouco, mas tenho esperança que outros sigam este caminho. Não importa se em pequena ou grande escala, se cada um fizer um pouco, com certeza o resultado será imenso. 
Hoje irei postar o passo-a-passo de mais uma forma de reciclagem de garrafa. Mais um trabalho com casca de ovos e decoupagem. Agora em um abajur estiloso com garrafa de espumante como base. 
Com a grande vantagem de embelezarmos nossos lares e ainda dar uma utilidade para algo que terminaria no lixo. 
É preciso quatro etapas importantes e diferenciadas para este trabalho:
1ª etapa - Furar a garrafa para passar o fio elétrico. Você pode levar ao vidraceiro ou furar em casa. A minha garrafa foi furada pelo meu marido e vou mostrar o passo-a-passo nesta postagem. Requer furadeira com broca específica e muita calma. Este processo deve ser feito por quem já tem alguma habilidade com a furadeira para evitar acidentes. Jamais deve ser feito por crianças e/ou adolescentes.
2ª etapa - Preparar as cascas de ovos para o trabalho. 
3ª etapa - Artesanato propriamente dito. Eu vou usar a técnica do mosaico com casca de ovos e decoupagem. Técnica que eu já fiz anteriormente em garrafas.
4ª etapa -  Instalação elétrica.

1ª etapa - FURANDO A GARRAFA PARA PASSAR O FIO ELÉTRICO:
MATERIAL NECESSÁRIO:
  • Garrafa ou garrafão
  • Furadeira
  • Broca própria para vidro
  • Pano de chão
  • Pia ou tanque com água corrente
  • Luvas e óculos de proteção. Dica: a luva de proteção para vidro deve ser feita em polietileno, lã de vidro elastizada e emborrachada. Não é luva de látex ou borracha comum.
    lixo é luxo; ARTESANATO; DECORAÇÃO; DECOUPAGEM; FAÇA VOCÊ MESMO; GARRAFAS; RECICLAGEM; MOSAICO; CASCA DE OVO; ABAJUR ARTESANAL; ARTESANATO; FAÇA VOCÊ MESMO; GARRAFAS; DECOUPAGEM; DECORAÇÃO; MOSAICO; RECICLAGEM; pintura em garrafa; garrafa fofa; artes com garrafas.
PASSO-A-PASSO:
  1. Escolha a garrafa de seu agrado. Pode ser um garrafão ou garrafa de vinho, suco, cerveja, uísque... O importante é escolher uma que fique adequada ao seu projeto. Tente imaginar como ficaria depois de pronta.
  2. Retire o rótulo da garrafa e todo o vestígio da cola. Dica: Se você optar por não fazer decoupagem na garrafa, deixe o rótulo original da garrafa. Uma opção que fica bem interessante em uma área tipo adega, estar íntimo com bar.
  3. Escolha o local do furo o mais próximo da base da garrafa. Evite área com relevos (nomes, desenhos, números em relevo no vidro dificultam o trabalho e podem ocasionar a quebra da garrafa). Dica: Se optar pela garrafa transparente com o rótulo original, o furo deve ser feito na parte de trás da garrafa.
  4. Forre a pia ou o tanque com o pano de chão para evitar que a vibração da garrafa durante o processo provoque sua quebra. Dica: Além dos fragmentos de cacos de vidro pelo furo, pode ocorrer quebra da garrafa. Use um pano velho que não irá usar mais e possa ser jogado fora se for o caso.
  5. Encha a garrafa com água até a metade da mesma. Dica: a água deve ficar acima do local a ser furado quando a garrafa estiver deitada sobre o pano de chão.
  6. Acomode a garrafa sobre o pano envolvendo-a para que fique firme.
  7. Abra a torneira deixando um fio fino d'água cair próximo ao local do furo de maneira constante. Dica: isto é importante para não aquecer o local com o atrito da broca e provocar a quebra da garrafa.
  8. Coloque óculos de proteção e luvas. Dica: Meu marido é um pouco teimoso e não usou luvas apesar dos meus protestos. Use-as. Segurança só tem valor antes do acidente ocorrer, depois não adianta arrependimentos. 
  9. Coloque a broca específica para vidro na furadeira.
    ABAJUR; FURANDO VIDRO; ARTESANATO; DECORAÇÃO; FAÇA VOCÊ MESMO; GARRAFA; GARRAFAS; GARRAFÕES; RECICLAGEM;
  10. Com uma mão segure a garrafa de maneira firme, mas sem fazer muita pressão.
  11. Posicione a furadeira de maneira que a broca forme um angulo reto (90°) com a garrafa.
  12. Ligue a furadeira em baixa velocidade inicialmente até formar um pequeno furo que irá impedir que a furadeira deslize sobre o vidro. Passe para alta velocidade (nunca na função de impacto). Procure manter a posição da broca até furar o vidro. Este processo é lento e requer paciência. O filete de água deve ser mantido até completar o processo.
    ABAJUR; FURANDO VIDRO; ARTESANATO; DECORAÇÃO; FAÇA VOCÊ MESMO; GARRAFA; GARRAFAS; GARRAFÕES; RECICLAGEM;
  13. Esvazie a garrafa. 
    ABAJUR; FURANDO VIDRO; ARTESANATO; DECORAÇÃO; FAÇA VOCÊ MESMO; GARRAFA; GARRAFAS; GARRAFÕES; RECICLAGEM;
  14. Veja se o furo está na espessura adequada. Teste com o fio elétrico para ver se passa pelo buraco. Caso tenha que alargar o furo use a mesma broca sob a torneira aberta com um fio fino d'água.
    ABAJUR; FURANDO VIDRO; ARTESANATO; DECORAÇÃO; FAÇA VOCÊ MESMO; GARRAFA; GARRAFAS; GARRAFÕES; RECICLAGEM;
  15. Lave a garrafa em água corrente para eliminar qualquer fragmento solto de vidro. Deixe a garrafa secar bem antes de iniciar o trabalho. Enquanto aguarda, prepare as cascas de ovos.
    ABAJUR; FURANDO VIDRO; ARTESANATO; DECORAÇÃO; FAÇA VOCÊ MESMO; GARRAFA; GARRAFAS; GARRAFÕES; RECICLAGEM;
2ª etapa  - PREPARANDO AS CASCAS DE OVOS PARA O TRABALHO:
A maneira correta de limpar e retirar as películas eu ensinei em um trabalho anterior. Caso você não tenha visto ou queira rever como se faz é só acessar AQUI.

3ª etapa  - DECORAÇÃO DA GARRAFA COM CASCA DE OVO E DECOUPAGEM:
Técnica já ensinada anteriormente, mas irei recapitular os passos mais importantes. Maiores detalhes vejam AQUI.
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
  • 01 garrafa com furo para passar o fio elétrico
  • Primer para vidro
  • Tinta PVA (látex) ou acrílica branca
  • Casca de ovo sem a película
  • Guardanapo para decoupagem com o motivo escolhido
  • Cola branca extra forte
  • Termolina leitosa caseira (receita AQUI) ou industrial
  • Verniz acrílico incolor solúvel em água
  • Pincel chato em vários tamanhos e/ou rolinho de espuma
  • Palito de churrasco ou palito de dente
  • Álcool líquido (não use o gel) e paninho para limpeza.
  • Luva descartável
  • Recipiente para água
  • Caneta preta permanente ou tinta PVA ou acrílica preta (para assinar o trabalho)
PASSO-A-PASSO:
  1. Limpe a garrafa com álcool para desengordurar.
  2. Passe duas demãos de primer para vidro na garrafa, intercalando secagem de 4 horas entre si. Passe o primer com pincel ou rolinho de espuma. Use luvas descartáveis. Dica: Evite ficar indo e voltando com o pincel, para não formar grumos na pintura. Isto ocorre porque o primer ainda não está totalmente seco.
  3. Após a segunda demão do primer espere o tempo de secagem recomendado pelo fabricante.
  4. Com o rolinho de espuma ou um pincel chato largo pinte as garrafas com a tinta PVA ou acrílica branca. Dê duas a três demãos de tinta, sempre intercalando secagem entre elas. 
  5. Passe cola branca para artesanato (extra forte) em um pequeno pedaço da garrafa e comece a colar as cascas de ovo deixando um pequeno espaço entre elas. Posicione um pedaço da casca de ovo, sobre a cola. Use um palito de churrasco (ou de dente) para facilitar o trabalho. Basta molhar a ponta do palito na cola e pescar o pedaço da casca transportando-o até o local da colagem. 
  6. Pressione a casca com o dedo ou o palito para colá-la bem no lugar. Não se preocupe com o trincado, este efeito é esperado. Se desejar use o próprio palito para separar as partes trincadas.
  7. Deixe secar bem em local sem poeira.
  8. Escolha o seu guardanapo para decoupagem.
  9. Corte o guardanapo escolhendo as figuras que irá colar na garrafa. Depois que cortar, rasgue o contorno com os dedos para deixar o corte menos evidente.
  10. Destaque as películas do guardanapo. Você irá usar apenas a que contem a estampa desejada.
  11. Posicione a figura na garrafa e escolha o melhor local para a colagem. Eu gosto de começar pela base da garrafa e ir subindo aos poucos.
    Passe termolina líquida ou cola branca diluída no local escolhido e cole a figura. Coloque um plástico sobre a figura ainda úmida e pressione com um paninho ou rolinho de espuma fazendo movimentos circulares. Retire o plástico.
    Repita o mesmo processo com outras figuras distribuindo-as sobre a garrafa a seu gosto. Deixe o orifício por onde passará o fio elétrico livre.
    Para realçar o efeito do mosaico passe o palito de churrasco entre os intervalos das cascas de ovo com a cola ainda úmida. Para não danificar o desenho faça isto com o plástico sobre o guardanapo.
    Dica: Como a garrafa não é plana espere secar antes de fazer a colagem na parte de trás. Isto irá evitar danificar a colagem que ainda está úmida. Se quiser, use o secador de cabelos ou um soprador para agilizar o processo.
  12. Quando estiver tudo bem seco, passe uma camada de termolina líquida ou cola diluída sobre as figuras para impermeabilizar. Deixe secar totalmente. 
  13. Assine o trabalho com tinta ou caneta permanente. Eu usei com caneta preta permanente.
  14. Finalize o trabalho com verniz acrílico incolor. Passe duas demãos intercalando secagem entre elas.
  15. Deixe secar bem.
  16. Faça a instalação elétrica conforme a explicação abaixo:
4ª etapa  - INSTALAÇÃO ELÉTRICA:
Esta etapa precisa ser feita com segurança para não ocorrer problemas futuros. Caso você não esteja familiarizada com eletricidade solicite ajuda ou contrate um eletricista. Meu marido fez a instalação e eu acompanhei todo o processo. Na próxima vez eu irei fazer sozinha.
MATERIAL NECESSÁRIO:
  • 01 garrafa decorada com furo para passar o fio
  • 01 cúpula que combine com a garrafa.
  • 01 pino macho
  • 01 interruptor meio fio
  • 01 metro de fio paralelo ou maior de acordo com o local em que ficará e da proximidade com a tomada.
  • 01 bocal soquete com base para lâmpada
  • 01 lâmpada
  • Alicate, chave de fenda e faca de ponta
  • Fita adesiva isolante (se for necessário. Meu marido nem usou) e fita crepe
  • Cola universal, cola araldite, cola de silicone ou massa epoxi.
PASSO-A-PASSO:
  1. Defina o comprimento do cabo elétrico de acordo com o local em que ficará o abajur e da sua proximidade com a tomada. (Normalmente 1,5 metros a 2 metros é o suficiente).
  2. Faça a instalação do pino macho no fio paralelo. Abra o pino macho com a chave de fenda, desencape a ponta do fio paralelo, torcendo e colocando-a no pino. Aperte o parafuso e volte a fechar o pino.
  3. Passe o fio elétrico pelo buraco feito na garrafa e empurre-o até sair pelo gargalo. 
  4. Marque, com um pedaço de fita crepe ou adesiva, a quantidade de fio que deseja que saia da garrafa. Puxe o fio pelo gargalo até aparecer a fita. Dê um nó frouxo na altura da fita e retire-a. Puxe novamente o fio pelo orifício feito na base da garrafa até topar com o nó. Este nó serve para que o fio se for puxado não tracione o bocal e a cúpula.
  5. Faça a instalação do interruptor meio fio no fio paralelo a certa distância da garrafa. Escolha uma distância que facilite o processo de acender e apagar, sem que fique aparente sobre o móvel. Deixe o interruptor aparente apenas se o móvel estiver muito encostado na parede.
  6. Faça a instalação do fio no bocal soquete na ponta do fio que sai pelo gargalo da garrafa. 
    ARTESANATO; DECORAÇÃO; DECOUPAGEM; FAÇA VOCÊ MESMO; GARRAFAS; RECICLAGEM; MOSAICO; CASCA DE OVO; ABAJUR ARTESANAL
  7. Introduza o excesso de fio dentro da garrafa e cole o bocal soquete no gargalo da garrafa com cola universal ou cola silicone. Espere secar. Inicialmente, eu usei cola de silicone, mas não senti firmeza e passei para massa epoxi. Aquela massa com duas partes (01 branca e 01 cinza) que são misturadas e aplicadas imediatamente. Sei que vai ficar bem colada, mas não pretendo desmontar meu abajur. rsrsrsrsrsrs. Eu gosto de saber que está tudo bem colado. Excesso meu. Depois que a massa secar bem, pinte com tinta branca para finalizar. Não esqueça do verniz.
  8. Fixe a cúpula no bocal soquete. Procure deixar a emenda do tecido da cúpula para o lado de trás do abajur.
    ARTESANATO; DECORAÇÃO; DECOUPAGEM; FAÇA VOCÊ MESMO; GARRAFAS; RECICLAGEM; MOSAICO; CASCA DE OVO; ABAJUR ARTESANAL
  9. Coloque a lâmpada rosqueando-a no bocal soquete.
Abajur concluído e pronto para uso.
ARTESANATO; DECORAÇÃO; DECOUPAGEM; FAÇA VOCÊ MESMO; GARRAFAS; RECICLAGEM; MOSAICO; CASCA DE OVO; ABAJUR ARTESANAL
Eu sempre coloco, em minha mesa de cabeceira, alguns porta retratos, celular carregando e alguns livros que estou lendo. Por isto optei por uma garrafa mais delgada. Se você tiver mais espaço ou for usar o abajur em outra área (biblioteca, sala de estudos, sala de estar) pode fazer o abajur usando um garrafão de 5 litros. Vai dar mais trabalho para fazer o mosaico casca de ovo, mas o resultado compensa o esforço e a demora.
ARTESANATO; DECORAÇÃO; DECOUPAGEM; FAÇA VOCÊ MESMO; GARRAFAS; RECICLAGEM; MOSAICO; CASCA DE OVO; ABAJUR ARTESANAL
Eu acho que o guardanapo que escolhi combinou bem com a parede de meu quarto. Isto é importante para complementar a decoração sem brigar com a mesma.
ARTESANATO; DECORAÇÃO; DECOUPAGEM; FAÇA VOCÊ MESMO; GARRAFAS; RECICLAGEM; MOSAICO; CASCA DE OVO; ABAJUR ARTESANAL; ARTESANATO; FAÇA VOCÊ MESMO; GARRAFAS; DECOUPAGEM; DECORAÇÃO; MOSAICO; RECICLAGEM; pintura em garrafa; garrafa fofa; artes com garrafas; lixo é luxo
Viram como é bem simples? Vou ficar aguardando as fotos de vocês para publicar. 
Espero que tenham gostado. Se sim, façam, curtam e compartilhem. 😊😉😘
Bjs e até a próxima postagem que pode ser artes, guloseimas ou companhia (pensamentos, viagens, passeios, ..., devaneios)!!! 
💋💋💋

6 comentários:

  1. Gostei demais desse trabalho.Gostariase sader se posso faze-lo em uma cúpula de abajur de opalina.Se tiver alguma idéia p/ a cupula do abajur seria ótimo. posso colar cascade ovo?O bom é que o pé do abajur estápronto com bocal e tomada.Qulaquer idéia ser´ra´bem vinda.obrigada...Bjus...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Quequel.
      Sim, você pode fazer este trabalho na cúpula. Isto irá depender do formado de sua cúpula e da base do abajur. Procure visualizar como ficaria. Excesso de informações pode tirar a beleza do trabalho.
      Cole um tecido branco ou marfim 100% algodão na cúpula (caso já não tenha tecido).
      Não faça o preparo com o primer e a tinta PVA ou acrílica para não diminuir a transparência da cúpula.
      Prepare as cascas de ovo conforme explicado acima.
      Eu não faria a decoupagem, a não ser que a base seja bem neutra.
      Você pode usar duas técnicas:
      1ª técnica:Cole as cascas de ovos direto no tecido usando cola branca (sem a base de primer e tinta). Você pode colar a casca de ovo apenas em algumas partes formando um desenho geométrico (losango, triângulo, círculo...) ou listras, ondas. Você pode usar ovos com cores diferentes para criar contraste entre os desenhos. Faça um desenho antes em uma folha de papel para servir de inspiração e molde. Desenhar antes impede erros na medida e evita que ao completar a volta na cúpula o último desenho fique inacabado por falta de espaço. Coloque o desenho na parte interna da cúpula de modo que fique aparente do lado de fora. Assim, você não precisará riscar a cúpula e não correrá o risco de marcar ou manchá-la.
      2ª técnica: Cole a casca de ovo em toda a cúpula.
      Nas duas maneiras finalize o trabalho com hidrolaca brilhante ou goma laca.
      O ideal é imaginar como ficaria o trabalho. Infelizmente não tenho nenhuma cúpula com casca de ovo pra te mostrar. Quando fizer alguma prometo postar em meu blog.
      Um bom trabalho e não esqueça de enviar a foto depois de pronto. Se quiser pode enviar antes para sugestões mais adequadas.
      thecintra@gmail.com
      Bjs.

      Excluir
  2. Perfeito o seu pap!Tem peças lindas

    ResponderExcluir
  3. Adoro essa técnica ,e já usei retalhos de EVA ( daquele fininho ) ao invés de casca de ovo .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Simone.
      Também adoro esta técnica, acho uma verdadeira terapia.
      Ainda não usei retalhos de EVA, qualquer dia vou tentar.
      Obrigada pela dica e pela visita.
      Um abraço.

      Excluir

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!