Translate

Menu

terça-feira, 9 de setembro de 2014

COMPOTA DE MORANGOS

Olá, pessoal!
Mais uma receita com morangos, esta delícia silvestre, mas tão frágil e perecível. 
Se você não for usá-los imediatamente, faça uma geleia ou uma compota.
Para a geleia, eu já postei a receita. Quem quiser é só ver no link: http://teresacintra.blogspot.com.br/2014/02/geleia-de-morango.html
Para a compota a receita embora fácil requer um pouco de paciência e envolvimento no processo. Todas as etapas precisam ser rigorosamente respeitadas, principalmente no que diz respeito ao tempo.
Caso contrário os morangos irão se desmanchar e virar geleia.


INGREDIENTES:
  • 1/2 kg de morangos rijos e inteiros
  • 260 g de açúcar branco (refinado ou granulado)
  • Suco de um limão
MODO DE PREPARO:
  1. Lave os morangos e coloque-os num recipiente com água e vinagre durante alguns minutos. 
  2. Escorra os morangos e retire as folhas verdes e o cabinho. Dica: Não corte o cabinho totalmente para que o morango mantenha a sua forma durante o cozimento. Descarte os morangos amassados e estragados. 
  3. Numa panela de inox com o fundo grosso (triplo) coloque os morangos inteiros, cubra com o açúcar e regue com o suco do limão. Reserve por 12 a 24 horas sem mexer nos morangos para não machucá-los. Dica: você pode substituir o suco de limão por 1 c/chá rasa de ácido cítrico.

  4. Passado o tempo de descanso leve a panela ao fogo até levantar fervura. Assim que começar a ferver diminua a chama, conte 3 minutos e desligue o fogo.
  5. Cubra a panela com um pano e espere esfriar totalmente.
  6. Retorne ao fogo e quando ferver diminua a chama e conte 3 minutos. Desligue o fogo, cubra a panela com um pano e espere esfriar totalmente.
  7. Repita a operação mais uma vez, deixando cozinhar por mais 3 minutos. Nesta altura a calda deverá estar mais grossa. Dica: Caso a calda ainda esteja muito rala, depois desta etapa, retire os morangos e deixe apenas a calda para apurar um pouco mais.
  8. Envase em vidro higienizado e esterilizados. Não importa se novos ou reciclados. 
  9. Se for para comercializar, não deixe de pasteurizar os frascos prontos por 10minutos. Providencie rótulos com as informações pertinentes ao produto.
  10. Se o consumo não será em curto espaço de tempo, coloque a compota em uma linda vasilha e bom apetite.
Versão ligth: use adoçante para forno e fogão na mesma proporção que o açúcar. Faça a receita do mesmo modo. 

Coma puro, sobre pudim de leite, bolo, torta, com creme de leite, sorvete... Enfim, do jeito que preferir. 

Servidos?

►Relembrando: Os morangos são altamente nutritivos além de saborosos. São ricos em várias vitaminas (C, K, B2, B5, B6 e B9), minerais (cobre, iodo, potássio, magnésio e silício), omega-3 e fibras. Entretanto, são contra-indicados para quem sofre de cálculo renal (presença de ácido oxálico) e alguns casos de alergia e intolerância alimentar (4% dos adultos e 8% das crianças possuem alergia alimentar e o morango é o vilão mais frequente). Únicas contra-indicações que encontrei.
Mil bjs e fiquem em paz.
BOM APETITE!!!
Obrigada pela visita. Um abraço carinhoso a todos.
                   Teresa Cintra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!