Translate

Menu

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

NINHOS RECHEADOS AO FORNO

Domingo ficamos sem ajudante em casa, então é dia de fazer algo prático, rápido e saboroso. Afinal ninguém que passar o seu dia de descanso trabalhando, não é mesmo?
E se este dia for domingo dos pais, aí é preciso realmente uma receita que compense e satisfaça a todos. Os restaurantes ficam lotados nestas datas e a qualidade do atendimento costuma cair um pouco.
Um ótimo dia para comer macarrão. E lá fomos nós, eu e meu marido, para a cozinha brincar de mestre cuca. kkkkkkkkkkkkkkkkkk. Ainda bem que nossos filhos adoram nossas experiências e invenções.

NINHO RECHEADOS AO FORNO:
INGREDIENTES:
- Molho de tomate:
  • 2 a 3 c/sopa de azeite ou óleo de boa qualidade
  • 1 cebola pequena picada ou ralada
  • 2 dentes de alho amassado ou picado
  • 1 lata de tomate pelado
  • 1 e 1/2 lata de água quente (usar a lata do tomate pelado como referência)
  • 1 c/café de sal
  • Tempero de sua preferência a gosto (salsa, manjericão, pimenta do reino...)
- Recheio: 
  • 200g de queijo muzarela ralado grosso
  • 50g de queijo gorgonzola
  • Requeijão cremoso ou catupiry o necessário.
  • 1 c/café de ervas finas desidratadas (mix de tomilho, sálvia, manjerona, manjericão, alecrim, orégano secos)
- 1 pacote de macarrão ninho
- Queijo parmesão ralado a gosto

MODO DE PREPARO:
  1. Pré-aqueça o forno a 200ºC.
  2. Prepare o molho de tomate: Refogue a cebola e o alho no azeite. Quando a cebola estiver amolecida, acrescente a lata de tomate pelado picado e todo o seu caldo. Acrescente o sal. Tempere a gosto (sal, salsa, manjericão, pimenta do reino). Junte a água quente e deixe ferver um pouco. Reserve. Dica: Não é para diminuir o volume do líquido, pois o macarrão será cozido neste molho. O molho fica aguado e irá engrossar no forno. 
  3. Prepare o recheio do ninho: Misture todos os ingredientes. Acrescente o queijo cremoso na quantidade necessária para formar uma pasta. Reserve. Dica: não precisa salgar, pois os queijos já são salgados.
  4. Monte o prato: Em uma travessa refratária coloque metade do molho.
    Acomode os ninhos de macarrão cru, um ao lado do outro.
    No centro de cada ninho coloque uma porção do recheio, em média uma colher de chá.
    Coloque o restante do molho. Dica: a receita original orienta cobrir um pouco mais da metade dos ninhos com o molho. Eu achei que o macarrão que fica exposto não cozinha direito com o vapor e preferi cobrir o macarrão até a sua borda superior.
  5. Cubra a travessa com papel alumínio e leve para assar no forno pré-aquecido por 35 minutos. Dica: coloque o lado brilhante do papel alumínio em contato com o alimento. Além de grudar menos no alimento este lado propaga melhor o calor facilitando o cozimento.
  6. Retire o papel alumínio, regue os ninhos com o molho da travessa, polvilhe queijo parmesão ralado e leve para gratinar por mais 10 minutos. Dica: se achar necessário coloque um pouco mais de molho.
MASSA

MASSA
Sirva como prato único ou acompanhado de um bom prato de carne. Nossa sugestão é filé fatiado com molho de vinho do porto e Champions. Para beber: cerveja ou vinho, suco de uva para os adolescentes e crianças. Como sobremesa: bolo bicolor de chocolate e baunilha. 
Incrível como a massa fica bem cozida e saborosa. Todo o sabor do molho é absorvido pela massa durante o cozimento. Todos adoraram a receita.
Esta receita foi feita baseada na receita do site "PANELATERAPIA", tendo sofrido pequenas alterações na maneira de fazer o molho (não a quantidade) e o recheio. (http://www.panelaterapia.com/2011/09/ninhos-recheados-ao-forno.html). É um blog que vale o passeio por suas páginas e receitas. Uma verdadeira viagem gustativa. A receita original teve os ninhos recheados com queijo e presunto e o molho foi feito com aqueles saches de molho pronto. Como eu sempre prefiro o molho caseiro, fizemos o nosso próprio molho.

Foi realmente um domingo bem saboroso. Espero que vocês tenham gostado e façam a receita. O recheio do ninho pode ser variado de acordo com o seu paladar e ingredientes disponíveis na despensa e geladeira. Vale todo tipo de combinação. O mais importante é o molho ficar bem ralo para poder cozinhar o macarrão no forno.

Beijocas!

BOM APETITE!!!
Obrigada pela visita. Um abraço carinhoso a todos.
                   Teresa Cintra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!