Translate

Menu

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

BOLO DE BANANA

Tem fruta mais nacional que a banana? Rica em água, fibras, potássio, vitaminas C e A, ela faz parte da dieta de todas as famílias brasileiras. Não importa se consumida como fruta in natura, doces, bolos, balas, saladas de frutas, banana chips, cartola e outras receitas. Quem não gosta de "nego bom"?
As bananas nanicas e prata são as mais consumidas aqui no Brasil.
Recebi esta receita de uma sobrinha-afilhada bem querida, que a fez, provou e aprovou. Obrigada, Cecília!
Como eu tinha algumas bananas já bem maduras, também resolvi experimentar e fazer esta receita. Apenas acrescentei canela na massa.
BANANA; bolo de fruta; sobremesa com banana; receita de liquidificador

No início fiquei desconfiada, achando que a receita estava errada. No lugar de farinha de trigo é feita com farinha de rosca. Para quem não sabe farinha de rosca é o mesmo que farinha de pães e é feita de pães duros. Pode ser feita em casa ou comprada em panificadoras.

Esta receita não leva leite e nem manteiga. Ótima para quem não pode ou não quer consumir laticínios.

Agora vamos deixar de conversa e passar a receita e o seu preparo:
INGREDIENTES:
  • 3 ovos
  • 3 bananas nanicas bem maduras
  • 1/2 xíc/chá de óleo
  • 2 xíc/chá de açúcar refinado ou cristal
  • 2 xíc/chá de farinha de rosca
  • 1 c/sopa de fermento em pó (químico)
  • 1 c/chá bem cheia de canela em pó (opcional)
 BANANA
MODO DE PREPARO:
  1. Pré-aqueça o forno a 180ºC.
  2. Pique as bananas e coloque no liquidificador. Dica: Eu usei banana prata bem madura. Apesar de ser um pouco menos doce que a nanica a substituição não comprometeu o bolo.
  3. Junte os ovos inteiros e o óleo. Bata um pouco.
    BANANA
  4. Acrescente o açúcar e continue batendo por mais 5 minutos. Reserve.
  5. Em uma vasilha coloque a farinha de rosca, o fermento e a canela em pó. Dica: a canela não faz parte da receita original. Como eu adoro a combinação do sabor da banana com a canela, resolvi acrescentar. Não apenas o sabor fica maravilhoso como também o aroma é mágico.
  6. Despeje a mistura de bananas sobre a mistura da farinha. Misture com uma colher ou um fouêt.
  7. Misture com uma colher ou um fouêt. Dica: este bolo é bem simples de fazer, mas é importante a primeira parte no liquidificador para poder ficar uma massa bem homogênea.
    BANANA
  8. Coloque a massa em uma forma de anel. Dica: A massa cresce bem, então não encha totalmente ou irá transbordar durante o cozimento. Eu usei uma forma de anel de silicone e 8 forminhas de cupcake também de silicone. Por isto não untei. Na hora de desenformar grudou um pouco. O bolo fica bem molhadinho. Tive que tirar com bastante calma. Se sua forma for de alumínio não se esqueça de untar e enfarinhar. 
  9. Asse em forno pré-aquecido por 15 a 20 minutos a 180ºC. Dica: O bolo fica levemente dourado. De acordo com o forno o tempo pode ser um pouco maior. No meu forno foi um pouco mais de 30 minutos. Sugiro que você faça o teste do palito. O palito deve sair seco, mas algo pegajoso. Isto porque, como eu já disse anteriormente, o bolo fica bem molhadinho.
  10. Retire do forno e deixe esfriar antes de desenformar.
  11. Decore a gosto ou nem decore.
  12. Sirva como sobremesa ou com um cafezinho bem quentinho. Dica: Também fica muito bom com chá de maça e canela.
Adorei a receita. Você sente a banana e a canela. Sem contar o aroma que impregnou toda a cozinha. Maravilha. Receita aprovadíssima. Fácil de fazer, com poucos ingredientes e super saborosa.
O bolo maior polvilhei com açúcar de confeiteiro e canela. Vou deixar para o lanche da tarde.
BANANA; bolo de fruta; sobremesa com banana; receita de liquidificador
Os menores, os bolinhos (tamanho cupcake), eu cobri com doce de leite. Usei o bico pitanga pequeno e um saco de confeiteiro. Se preferir apenas polvilhe açúcar com canela como no bolo maior. Eles poderão ser servidos como sobremesa.
BANANA; bolo de fruta; sobremesa com banana; receita de liquidificador
Agora me deem licença que tenho um bolinho para degustar com um cafezinho que terminei de passar. Afinal, eu tenho que provar para poder repassar a receita com segurança, né? kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
BANANA; bolo de fruta; sobremesa com banana; receita de liquidificador
Servidos? 
BANANA; bolo de fruta; sobremesa com banana; receita de liquidificador
Super fácil de fazer e delicioso de comer. Não deixem de experimentar. Eu tenho certeza que esta será uma daquelas receitas que ficam no caderninho da gente, só aguardando as bananas amadurecerem.


Na próxima vou tentar com maçãs, deve ficar muito bom. Mas, será que dá certo? Afinal a maça tem menos água que a banana. Ou não? Hummm, só tentando. Aguardem.

Beijocas!
BOM APETITE!!!
Obrigada pela visita. Um abraço carinhoso a todos.
                   Teresa Cintra   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!