Translate

Menu

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

BISCOITINHO DE LEITE CONDENSADO

BISCOITO
Resolvi fazer alguns biscoitinhos para tomar com chá no final da tarde. Algo bem simples, que dependendo da arrumação toma ares bem sofisticados. Rsrsrsrsrsrsrsrsrs.

Esta receita, que posto abaixo, eu peguei em um dos grupos de culinária do facebook. Acho que foi no grupo da Eduk (confeitaria ou gastronomia). Infelizmente anotei a receita em um pedaço de papel e não me lembrei de anotar o nome de quem fez a divulgação. A alteração que fiz foi transformar as medidas em gramas, valores que coloquei em parênteses. 
É uma receita daquelas que amo muito, bem fácil e com poucos ingredientes. Testei e aprovei. O leite condensado não deixa o biscoito muito doce e dá um sabor muito especial. 
Não apenas eu, mas todos aqui de casa amaram os biscoitinhos. Acabaram em um passe de mágica, tanto que sugiro a quem quiser fazer que dobre a receita. Garanto que não haverá arrependimento.
INGREDIENTES:
  • 2 a 2 1/2 xíc/chá de amido de milho (200gr a 250gr)
  • 4 c/sopa de manteiga com 80% de lipídios (80gr) em ponto pomada
  • 1 gema (+ 20gr se considerarmos um ovo médio de 50gr)
  • 1/2 lata de leite condensado (197,5gr)
MODO DE PREPARO:
  1. Pré-aqueça o forno a 180ºC.
  2. Em uma vasilha misture a gema de ovo, o leite condensado e a manteiga. Dica: Ponto pomada da manteiga é em temperatura ambiente, sem que esteja derretida. Deve lembrar a consistência de uma pomada. Em lugares muito quentes, convêm deixar a manteiga por alguns minutos na geladeira para que não fique muito mole. 
  3. Acrescente o amido de milho aos poucos até ficar uma massa lisa e macia. Inicialmente misture com um garfo. A medida que a massa ficar mais pesada, passe a misturar com as mãos.
    Dica: Eu usei 250gr de amido de milho, pois usei balança para pesar os ingredientes. Caso você não tenha balança e use a medida, podem ocorrer pequenas alterações nos valores. Afinal, medidas como colher de sopa pode ter interpretações diversas, podendo ser rasa, cheia e muito cheia. Mas, isto não altera o resultado final. O importante é que a massa fique macia, leve, lisa e não grude nas mãos.
  4. Fazer bolinhas e achatar com um garfo. Dica: A bolinha depois de achatada ficou com aproximadamente de 3,5cm a 4 cm de diâmetro. Você pode fazer menor ou maior, vai do seu gosto pessoal. Achei este tamanho ideal para um chá ou café em casa. Mas, se for para acompanhar o café em uma recepção mais elaborada, o melhor é fazer menor.
  5. Outra forma de fazer a decoração dos biscoitos é fazer um traçado quadriculado com o garfo. Primeiro marque como foi mostrado acima e depois mudando a posição do garfo faça nova marcação cruzando a anterior.
    BISCOITO
  6. Colocar em tabuleiros levemente untados e enfarinhados com amido de milho. Dica: Algumas pessoas não untam o tabuleiro, mas se acontecer de grudar, eles quebraram ao serem retirados. Então, eu aconselho uma leve camada de manteiga ou óleo e farinha. 

  7. Assar por 15 a 20 minutos. Dica: o biscoito deve continuar branquinho, mas o fundo fica levemente dourado. 
  8. Deixe esfriar sobre uma grade. Dica: Os biscoitos, enquanto quentes, ficam um pouco macios. Ao esfriarem devem ficar sequinhos. Se acontecer do meio ainda ficar um pouco molhado, mesmo depois de frios, retorne-os ao forno aquecido, em temperatura baixa, e deixe um pouco mais de tempo. Fique atenta para não queimar.
    BISCOITO
Agora é só arrumar uma bonita bandeja de chá e servir os biscoitinhos.
BISCOITO

BISCOITO
RENDIMENTO: A  receita rendeu 40 biscoitinhos de aproximadamente 3,5cm a 4cm.
BISCOITO

CONSERVAÇÃO: Guarde-os em um recipiente bem fechado. Pode ser lata, vidro ou pote com tampa hermética. Isto se não acabar no mesmo dia. kkkkkkkkkkkkkkkk.

Desejo um ótimo final de semana a todos (as) vocês. Mil bjs.
BISCOITO

BOM APETITE!!!
Obrigada pela visita. Um abraço carinhoso a todos.
                   Teresa Cintra   

2 comentários:

  1. Adorei a receita!!! Sempre fui uma apaixonada por doces e queria muito aprender técnicas de confeitaria. Me indicaram este curso online http://www.aprendum.com.br/curso-de-confeitaria-doce-online/ O Curso é ótimo, preço bem em conta e as aulas te ensinam tudo para fazer doces que parecem realmente de confeitaria. Fica a dica para quem quer aprender mais sobre confeitaria e, quem sabe, começar a trabalhar com isso como eu fiz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem bom que gostou, Carla.
      E obrigada pela dica. Também adoro confeitaria, mas não sou nenhuma expert. Faço apenas porque gosto. É sempre bom aprender um pouco mais.
      Um abraço e volte sempre.

      Excluir

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!