Translate

Menu

sábado, 7 de junho de 2014

PALHA ITALIANA

Apesar do nome não é um doce de origem italiana. O mais provável é que seja uma invenção brasileira. E aí vocês irão perguntar: Por que Palha Italiana? Por que o doce foi inspirado nos tradicionais salames de chocolate (Salame di Cioccolato), um doce típico da Itália. 
Cozinha é isto. Sempre tem alguém criando, adaptando e modificando receitas já consagradas. No final ninguém sabe quem inventou. Mas, quem é que se importa com isto? Que venham mais receitas saborosas.
Doce delicioso e super rápido de fazer.

em dá pra acreditar que algo tão delicioso é tão simples assim. É vapt-vupt e pronto, está feito.
O que demora é esperar esfriar para cortar, comer e esquecer todos os problemas e stress do dia-a-dia. É a força e o poder do chocolate. Não riam. Isto é comprovado cientificamente. Chocolate se comido regularmente acalma e tranquiliza o espírito de qualquer um. Ele produz uma sensação de bem estar e conforto que pode ser identificado como felicidade. Papo sério e altamente científico.

INGREDIENTES:
  • 1 lata de leite condensado
  • 2 c/sopa de chocolate em pó com 50% de cacau
  • 1 c/sopa de manteiga
  • 150g de biscoito de leite tipo maisena ou maria (eu usei o biscoito maisena)
  • manteiga para untar a forma
  • Açúcar refinado ou de confeiteiro para confeitar as palhas prontas
MATERIAL DE APOIO:
  • 1 panela de fundo grosso
  • 1 colher para mexer o doce
  • 1 vasilha refratária onde será colocado o doce pronto
  • Papel manteiga (opcional)
MODO DE PREPARO:
  1. Amasse os biscoitos com as mãos deixando em pedaços irregulares de acordo com o seu gosto. Não é para fazer farinha. Não use liquidificador e nem processador. Use as mãos! Reserve.
  2. Em uma panela de fundo grosso coloque o leite condensado, o chocolate e a manteiga.
  3. Leve ao fogo baixo e mexa constantemente pra não queimar, até que o brigadeiro desgrude da panela. É o mesmo ponto de um brigadeiro de enrolar.
  4. Tire o doce do fogo e misture imediatamente os biscoitos triturados. Mexa envolvendo totalmente os biscoitos. Eu aconselho a não colocar todo o biscoito de uma vez. Reserve uma parte e só acrescente se achar necessário. Dependendo da consistência do leite condensado e do ponto dado, o doce pode engrossar mais ou não. Se estiver muito grosso fica difícil de juntar o biscoito, pois fica uma massa pesada. Por isto, é importante juntar o biscoito em partes com o brigadeiro ainda quente. Se ele esfriar irá ficar mais duro.

  5. Despeje a mistura em uma vasilha refratária untada com manteiga e espalhe bem. Eu gosto de forrar a vasilha com papel manteiga untado com manteiga. Acho que fica mais fácil na hora de tirar da forma.
    O tamanho da forma é que irá dar a espessura da palha. Se for muito grande irá ficar fina, se for menor ficará mais grossa. Aí também vai do gosto pessoal de cada um. Eu optei por uma vasilha média, pois gosto de uma porção generosa da palha. Eu como apenas uma palha, mas que ela seja suficiente para matar a vontade. kkkkkkkkkkkkkkkk.
  6. Deixe o doce esfriar um pouco e em seguida coloque-o na geladeira para terminar de firmar. O tempo varia de 3 a 4 horas na geladeira. Não tenha pressa e deixe de agonia. Aproveite o tempo para ler um livro.
  7. Estando o doce firme, corte-o em quadrados com o auxílio de uma faca bem afiada. Eu gosto de polvilhar um pouco de açúcar por cima na hora de cortar. Outra dica importante é limpar a faca a cada corte para evitar grudar e facilitar o processo. Como eu coloquei o doce sobre papel manteiga, achei esta parte bem prática. Afinal caso o doce agarre (normalmente ele agarra), é muito mais fácil tirar do papel manteiga. Simplesmente puxei o papel da vasilha, com doce e tudo, e coloquei sobre o balcão. Soltei a parte lateral do doce e cortei com mais facilidade. 
    Tá bom, tá bom... Eu confesso. Não esperei todo o tempo necessário para poder cortar. O doce ainda estava um "pouco" mole e pegajoso. Mas, eu não resisti. Da próxima vez, eu prometo que irei esperar todo o tempo previsto e até um pouco mais. 
  8. Passe cada quadrado em açúcar de confeiteiro ou refinado. Eu usei o açúcar refinado. Novamente, fica de acordo com o gosto de cada um. Só não use o granulado ou cristal para não ficar com aquela sensação de "areia" ao comer o doce.
  9. Coloque em um prato e sirva-se. 
É ou não é uma receita super fácil de fazer? Basta misturar brigadeiro com biscoito. Mais simples impossível. O aspecto não é o dos melhores, um pouco por culpa da cozinheira eventual que não esperou o tempo integral na geladeira: EU. Mas o saboooorrrrrr... Huuummm! É tudo de bom.
Quem não adora este doce é porque não o conhece. Ponto final.

Se for comercializar o doce, envolva-os em saquinhos ou celofane transparente ou coloque-os em caixinhas transparentes. Neste caso procure manter um padrão na espessura e tamanho dos cortes. Para que o doce fique com uma mesma espessura, procure prensá-lo ao despejá-lo na vasilha refratária. Use um cortador quadrado daqueles de biscoito para que todos os doces fiquem com um mesmo tamanho. Assim, ele ficará mais uniforme. Afinal, no comércio a aparência e o padrão conta ponto.

Variando: 
1 - Palha Italiana Gourmet: Ao acrescentar o biscoito junte um pouco de nozes ou castanhas trituradas (tipo xerém). Depois de cortar as palhas, não passe em açúcar, banhe-as com uma cobertura de chocolate derretida (chocolate ao leite ou meio amargo).
2 - Palha Italiana Invertida: Faça um brigadeiro branco (1 lata de leite condensado, 1 gema de ovo sem película, 1 a 2 c/sopa de manteiga) e junte biscoito maisena de chocolate quebradinho. Faça o restante do processo como na palha italiana tradicional. Se for banhar no chocolate use um bom chocolate branco. 


Apesar da aparência feiosa, aqui em casa o doce não deu pra quem quis. Acabou em uma rodada. O jeito é ir pra cozinha de novo e fazer mais. Ô vida sofrida, mas tão doce! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
chocolate

E aí, estão esperando o que? Façam e depois me contem o resultado final.

ATUALIZAÇÃO: 25 JUN 2014

Resolvi ceder aos pedidos e fazer nova fornada de palha italiana. Mas, eu resolvi fazer uma pequena modificação, que a meu ver deixou o doce bem mais saboroso.
Depois que fiz o brigadeiro (seguindo a receita descrita lá em cima) acrescentei 100g de chocolate ao leite picadinho. Misturei bem para que o brigadeiro quente derretesse todo o chocolate. E, depois que a mistura estava bem homogênea, acrescentei o biscoito quebradinho.
Deixei esfriar na forma, cortei os quadradinhos e não passei no açúcar. O chocolate em barra ajudou a firmar o doce e ficou bem melhor sem o açúcar. Pelo menos, na minha opinião, ficou bem melhor. E eu não gosto de doce açucarado. 
Esta é mais uma forma deliciosa de palha italiana.
Façam, degustem e me digam o que acharam.
Bjssssssssssssssssss. 
chocolate
chocolate
Se vocês tiverem gostado desta postagem, não deixem de ver







ROCAMBOLE COM RECHEIO DE MORANGOS






BOM APETITE!!!
Um abraço carinhoso a todos os meus amigos e visitantes,
                   Teresa Cintra

Um comentário:

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!