Translate

sábado, 28 de junho de 2014

BOMBOM DE DOCE DE LEITE

Bombom com gosto de especial é bombom feito por nós mesma. O recheio fica totalmente por nossa conta e imaginação.
Hoje vou postar uma receita bem simples e fácil: Bombom de doce de leite. Como uma boa mineira, adoro doce de leite. E sendo chocólatra assumida, amo a combinação do chocolate com o doce. É tudo de bom. 
BOMBOM
INGREDIENTES:
Casquinha:
  • Chocolate em barra (meio amargo ou ao leite)
Recheio:
Material de apoio:
  • Formas para bombom em acetato,  policarbonato ou silicone (Eu usei de acetato).
  • Espátula
  • Recipiente para derreter o chocolate
MODO DE PREPARO:
Prepare o recheio: 
  1. Misture os dois ingredientes para deixar pastoso. Dica: Eu prefiro fazer o doce mais firme e misturar creme de leite para que o recheio não fique tão doce e enjoativo. A proporção do doce com o creme de leite pode ser alterada de acordo com o seu gosto. Se quer mais cremoso ou mais firme. Mais doce ou menos doce. Mas, você pode usar o doce de leite puro com um tempo menor de cozimento, se assim o desejar.
  2. Reserve.
Prepare as casquinhas:
  1. Derreta o chocolate em banho-maria ou microondas.
  2. Se o chocolate usado for nobre é importante fazer a temperagem. Caso tenha optado pelo fracionado não precisa de temperagem, foi o que usei.
  3. Coloque o chocolate derretido nas formas de acetato. Dica: Normalmente, o recomendado é que se preencha totalmente a forma com o chocolate, para depois escorrer o excesso. Porém, como minha produção era pequena, resolvi não derreter muito chocolate, apenas o suficiente para os mesmos. Neste caso usei uma colherinha de chá para ajudar a espalhar o chocolate pelas paredes da forma. Você pode optar por rodar a forma de maneira a cobrir todo o interior ou utilizar o método tradicional de preencher totalmente a forma. 
  4. Como a intenção é a confecção de cascas para bombons recheados, não se deve bater com a forma no balcão para tirar ar. Este movimento iria acumular o chocolate no fundo, deixando a beirada da casca muito fina e o meio grosso.
  5. Raspe o excesso do chocolate da superfície com uma espátula, se for o caso. Dica: Como eu usei uma colher de chá para espalhar o chocolate a "sujeira" foi mínima e não precisei raspar o excesso.
  6. Em seguida a forma deve ser virada para baixo e com movimentos circulares permitir que o chocolate (o excesso) escorra de maneira igual. Parar apenas quando não escorrer mais, neste momento raspe a forma (de cabeça para baixo) para retirar o excesso nas bordas. Dica: Se este processo for seguido de maneira correta, a casca do bombom, irá ficar com a mesma espessura em toda sua extensão. O nº de camadas para fazer o bombom depende da grossura desejada. Eu fiz duas camadas, intercalando um período de intervalo entre elas para que iniciasse a cristalização do inicial do chocolate (Deixe as formas viradas para baixo na bancada para ocorrer a cristalização inicial do chocolate que é quando o chocolate deixa de escorrer totalmente e fica um pouco firme). Na foto abaixo coloquei o papel manteiga apenas para facilitar a visualização. O chocolate que cai na bancada de trabalho, deve ser raspado depois que secar, podendo ser reaproveitado novamente.
  7. Leve a forma à geladeira para firmar o chocolate. Não deixe muito tempo apenas o suficiente para endurecer o chocolate um pouco e poder rechear os bombons. Dica: Se o dia estiver frio e o chocolate ficar firme mesmo fora da geladeira, não precisa refrigerar nesta etapa. O importante é que o recheio não se misture com a casquinha formada.
  8. Rechear o bombom com o doce de leite. Bata com a forma no balcão para retirar possíveis bolhas de ar. Dica: Eu usei uma colherinha para facilitar o trabalho. Caso você vá fazer muitos bombons, use um saco de confeitar para agilizar o serviço. Não encha muito pois ainda terá que fechar os bombons. 
  9. Cubra o recheio com chocolate derretido (Caso vc use o chocolate nobre é necessário fazer a temperagem). 
  10. Raspe o excesso do chocolate com uma espátula para nivelar o fundo do bombom..
  11. Espere a cristalização inicial no balcão. Dica: o chocolate não "mela" ao ser tocado.
  12. Leve à geladeira para que ocorra a cristalização final que é concluída quando o chocolate endurece, contraindo e soltando da forma. Dica: Espere que a cristalização inicial ocorra no balcão de trabalho e só então leve à geladeira para a cristalização final ou todo o trabalho estará comprometido, não importa qual forma tiver escolhido. Assim que o chocolate completa o processo, ele sofre contração, soltando-se da forma. É por isto que a forma fica opaca, porque o chocolate está solto. Isto deve ocorrer em toda a forma e não apenas em uma parte. Retire imediatamente da geladeira e passe para o processo de soltura do chocolate (desmoldagem).
  13. Ao desmoldar o bombom é importante se certificar que o chocolate está totalmente solto. Vira a forma soltando o chocolate na superfície do balcão de trabalho. Dica: Por conta da diferença de temperatura do bombom que está gelado com o ar fora da geladeira, ocorre uma condensação do ar, formando uma pequena camada de umidade. Para que o chocolate não fique molhado, deixe as formas sobre os chocolates por algum tempo. Isto é necessário para que a umidade do ar não vá para o chocolate e sim para a forma. Esta umidade que se forma, tira o brilho do chocolate deixando-o com um aspecto opaco.
    BOMBOM
  14. Corte as arestas de chocolate na base com o auxílio de uma pequena tesourinha ou faquinha afiada. Dica: Não manuseie o chocolate pronto sem luvas, ou os mesmos ficarão com as marcas dos dedos. Se não tiver luva use um saco plástico com cuidado. 
  15. Colocar nas forminhas. Se quiser decore a gosto usando chocolate branco.
Atenção: Nunca colocar em freezer e nem por longo tempo na geladeira durante a cristalização final do chocolate.

Rendimento: 35 bombons para uma lata de leite condensado em forma de doce de leite.

A partir da receita e o passo-a-passo de hoje é possível fazer uma infinidade de variações, criando bombons bem diferentes. Basta mudar a cobertura de chocolate meio amargo, para chocolate ao leite ou chocolate branco. E na hora do recheio solte a imaginação e experimente novas misturas e sabores. 
Nada como uma festa com algumas delícias feitas por nós mesmas. Adoro quando tudo dá certo. E vocês?

Infelizmente não tirei nenhuma foto do bombom partido para mostrar como ficou o interior. Quando me lembrei deste detalhe não tinha mais nenhum dando sopa. Sinal que gostaram, né? kkkkkkkkkkkkkkk. A foto fica para a próxima fornada.

BOM APETITE!!!
Obrigada pela visita. Um abraço carinhoso a todos.
                   Teresa Cintra   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!