Translate

Menu

domingo, 11 de maio de 2014

BOLO DE MARACUJÁ COM RECHEIO DE MOUSSE

Dia das Mães!
Data de comemorar com meus filhos (presentes divinos) e outras mãezinhas queridas de meu convívio. 
Tudo de bom! 
BOLO DE MARACUJÁ; MOUSSE DE MARACUJÁ; GELEIA DE MARACUJÁ; MARSHMALLOW PARA COBRIR BOLO; BOLO COM MARSHMALLOW


Só seria um dia mais completo e feliz se minha mãe ainda estivesse entre nós. Mas, só sinto pela sua ausência física. Digo física, pois ela continua presente em cada momento de minha vida. Enfim, este é um dia que traz muitas recordações alegres e movimentadas do passado. Minhas irmãs e minha cunhada, também moram longe. Ah, distância cruel.
Deixando os devaneios de lado, a minha intenção, com esta nova postagem, é registrar o bolo ou torta (afinal ficou tão recheadinha e molhadinha) que fiquei encarregada de levar para o almoço dos dias das mães na casa de minha sogra. 
Meus filhos amam chocolate (e eu também), mas como minha sogra sofre de labirintite, ela não pode ingerir chocolate. Então, esta delícia está radicalmente cortada das opções. Sniff, sniff...
Como todos que estarão presentes gostam de bolo de maracujá, foi o que resolvi fazer.
BOLO DE MARACUJÁ! 
OBA!!!
BOLO DE MARACUJÁ; MOUSSE DE MARACUJÁ; GELEIA DE MARACUJÁ; MARSHMALLOW PARA COBRIR BOLO; BOLO COM MARSHMALLOW
Um bolo molhadinho com calda, com recheio de mouse também de maracujá e gelado. Na cobertura chantilly ou marshmallow, decorado com uma cobertura (tipo geleia) de maracujá.
Irei postar as receitas com as fotos para vocês. Depois irei me arrumar para o almoço. Bom, né? Faço o bolo, me divirto, como o bolo e, no final, sei que irei receber vários elogios. E não é pra menos. O bolo está simplesmente espetacular no visual e no cheiro. Só está faltando prová-lo. kkkkkkkkkkkkkk.
Modéstia, onde você se escondeu?

INGREDIENTES: Use sempre produtos de qualidade e dentro da validade. 

BOLO DE MARACUJÁ:
  • 4 claras 
  • 4 gemas 
  • 2 xíc/chá de açúcar
  • 125g de manteiga ou margarina sem sal (com 80% de lipídios) em temperatura ambiente
  • 1 xíc/chá de suco concentrado de maracujá (eu optei por aqueles de garrafinha, mas pode ser polpa)
  • 3 xíc/chá de farinha de trigo
  • 1 c/sopa de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
CALDA DE MARACUJÁ:
  • 1/3 xíc/chá de suco de maracujá concentrado
  • 2/3 xíc/chá de água
  • 2/3 a 1 xíc/chá de açúcar
RECHEIO: MOUSSE DE MARACUJÁ:
  • 1 e 1/2 lata de leite condensado
  • 2 caixa de creme de leite (400g) 
  • 1 xíc/chá de suco de maracujá concentrado (200ml)
  • 1 envelope de gelatina em pó sem sabor (12g) ou 6 folhas de gelatina incolor 
  • 3 claras 
COBERTURA 1:  MARSHMALLOW: (eu fiz receita do dobrada para garantir um bom efeito)
  • 1 xíc/chá de açúcar
  • 1/2 xíc/chá de água
  • 1 clara
COBERTURA 2: GELEIA DE MARACUJÁ:
  • polpa de 2 maracujá azedo com sementes (como o meu maracujá era enorme, eu só usei um e mesmo assim diminui as sementes um pouco)
  • 1 xíc/chá de água
  • 2 xíc/chá de açúcar
MODO DE PREPARO:
BOLO DE MARACUJÁ:
  1. Pré-aqueça o forno à 200ºC.
  2. Separe todos os ingredientes do bolo. Parece besteira, mas este cuidado evita esquecimentos ou faltas na hora de empregar cada ingrediente.
  3. Prepare uma forma desmontável de 24 a 28cm. Eu usei uma de 28cm. Coloque papel manteiga no fundo. Unte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo (fundo e lateral). Reserve.
  4. Em um recipiente, misture a farinha de trigo e o fermento. Reserve.
  5. Bata as claras em neve. Reserve.
  6. Bata as gemas, o açúcar e a manteiga até formar um creme macio e esbranquiçado. 
  7. Sem parar de bater, vá acrescentando de maneira alternada o suco e a mistura de farinha. 
  8. Acrescente o sal.
  9. Desligue a batedeira e junte as claras em neve, incorporando bem com movimentos delicados.
  10. Despeje a massa na forma desmontável.
  11. Leve para assar no forno pré-aquecido, durante 35 a 40 minutos. Espete um palito para verificar se a massa está seca. A superfície fica levemente dourada.
  12. Desenforme o bolo depois de frio. Ele solta da forma com muita facilidade.
  13. Corte o bolo duas vezes, formando 3 camadas. 
CALDA DE MARACUJÁ: 
Calda de maracujá
  1. Misture os ingredientes e leve ao fogo. 
  2. Desligue quando começar a ferver. A calda deve ficar ralinha.
  3. Espere esfriar.
  4. Coloque em um recipiente com bico para facilitar a aplicação.
  5. Conserve em geladeira. Dura aproximadamente uma semana se estiver sob refrigeração. Não congelar. A cor fica maravilhosa e como o suco é diluído em água fica uma calda doce.
RECHEIO: MOUSSE DE MARACUJÁ:
  1. Hidrate e dissolva a gelatina conforme as instruções do fabricante. Reserve. Eu gosto de usar uma pequena frigideira para, depois de hidratar a gelatina, aquecê-la em banho-maria. Desta maneira a gelatina não irá correr o risco de ferver. 
  2. Na batedeira prepare as claras em neve. Reserve.
  3. Bata no liquidificador o leite condensado, o suco.
  4. Acrescente o creme de leite e a gelatina hidratada.
  5. Bata bem até ficar uma mistura homogênea.
  6. Desligue o liquidificador e incorpore a mistura às claras em neve. Use uma colher para esta operação.
    Mousse de maracujá
  7. Deixe a mistura firmar um pouco na geladeira antes de usar.
    Mousse de maracujá
  8. Use como recheio. 
OBS: Gente eu provei o recheio antes de gelar. Apenas um pocadinho. Achei uma delícia. Doce, mas com uma pontinha do azedo do maracujá. Quem quiser adoçar um pouco mais, o momento é agora. Eu deixei do jeito que ficou, pois adoro.
COBERTURA 1:  MARSHMALLOW:
Marshmallow
  1. Em uma panela, misture o açúcar e a água, leve ao fogo brando sem mexer.
  2. Quando a calda começar a borbulhar (100ºC) mantenha-a no fogo e ligar a batedeira.
  3. Bater a clara em neve (velocidade alta).
  4. Quando a clara dobrar de volume, juntar a calda quente em ponto fio (agora em 110ºC), batendo constantemente até esfriar. 
  5. Empregue-o sobre o bolo recheado. Não espere muito para usar ou pode ressecar. Esta cobertura deve ser feita próxima de ser empregada.
COBERTURA 2: GELEIA DE MARACUJÁ:
  1. Misture todos os ingredientes em uma panela de fundo triplo. Como eu já postei, eu usei apenas um maracujá e diminui a quantidade de sementes. Minha fruta era imensa e bem carnuda.
    geleia de maracujá
  2. Leve ao fogo baixo, sem mexer, até formar uma calda média.
  3. Retire a espuma que formar durante o processo.
  4. Deixe esfriar antes de usar.
    geleia de maracujá
MONTAGEM:
  1. Corte o bolo já frio em duas vezes. Desta forma você ficará com três camadas de bolo e duas de recheio. Corte com calma uma camada por vez, com cuidado para não esfarelar muito o miolo do bolo. Procure deixar o mais reto possível, para isto eu usei uma faca longa. O bolo fica bem firme, mas use um apoio para separar as camadas. Veja como eu fiz na foto abaixo:
  2. Monte o bolo no aro removível, na seguinte sequência: Bolo, calda, recheio, bolo, calda, recheio, bolo, calda.
    BOLO DE MARACUJÁ
    Como não tenho outro aro usei o mesmo em que assei o bolo. Não é o ideal pois o bolo encolhe um pouco e fica folgado na forma. Mas, como eu não tinha outra solução, fiz assim mesmo. Usei o meu apoio para ajudar a transportar as camadas de bolo até seu destino final. O recheio usei metade de cada vez. Ficou bem recheada. Você pode diminuir a quantidade se preferir. A calda não usei toda. Ficou aproximadamente 1/3 da quantidade como sobra. Fiquei com medo de ficar muito úmida e desmoronar ao desenformar para decorar. Ufa, consegui terminar sem quebrar nenhuma camada. kkkkkkkkkk. Quem for fazer para vender deve ficar atendo a estas situações. Afinal, se em casa pequenos defeitos são vistos com simpatia, no comércio o que vale é a perfeição do trabalho. 
  3. Cubra forma com papel filme. Se você quiser, pode prensá-lo levemente, colocando um suporte de isopor e um peso em cima. 
  4. Leve para gelar por no mínimo 4 horas. O ideal é deixar de um dia para outro. Tipo, a noite toda. Não deve ser congelado por conta da gelatina do recheio.
  5. Retire do aro. Se precisar, passe uma faquinha fina para soltar a lateral do bolo. Como o meu aro estava ligeiramente maior que o bolo o mousse escorreu por toda a lateral. Ficou bem firme e resolvi deixar assim mesmo.
    BOLO DE MARACUJÁ
  6. Corte o excesso do papel manteiga do fundo do bolo. Como eu aproveitei a mesma forma, preferir deixar o bolo sobre o papel. Deveria ter tirado quando desenformei o bolo e antes de cortá-lo. Será que irá prejudicar na hora de servir? Agora já era. Rsrsrsrsrsrs...
  7. Cubra com o marshmallow ou chantilly que deve ser preparado no dia. Decore a gosto. Eu preferi usar o marshmallow. Hummm, estava aqui pensando que uma ganache de chocolate branco também ficaria muito boa. Eu espalhei uma camada fina por todo o bolo e, depois com uma colher de sopa (usando o fundo), fui pegando o marshmallow para fazer picos. Vejam as fotos abaixo.
    Decorando com marshmallow
    Decorando com marshmallow
    Decorando com marshmallow
  8. Espalhe sobre o marshmallow a geleia de maracujá com as sementes. A geleia deve ser usada fria ou gelada. Nunca quente. O ideal é usar em temperatura ambiente, já que ela endurece um pouco ao ir para a geladeira. Para não destruir os picos de marshmallow, eu preferi usar uma colher de chá para espalhar a geleia. 
    BOLO DE MARACUJÁ
    BOLO DE MARACUJÁ; BOLO DE MARACUJÁ; MOUSSE DE MARACUJÁ; GELEIA DE MARACUJÁ; MARSHMALLOW PARA COBRIR BOLO; BOLO COM MARSHMALLOW
Gostaram?

Este é um bolo, tipo torta, que fica maravilhoso em qualquer ocasião.
Mas se você preferir algo mais simples, para um cafezinho com as amigas ou amigos, faça o bolo sem recheio, decorado apenas com a geleia de maracujá sobre ele. 
Também pode ser feito com pão-de-ló de sua preferência. Basta substituir a água ou leite por suco de maracujá concentrado.
BOLO DE MARACUJÁ; MOUSSE DE MARACUJÁ; GELEIA DE MARACUJÁ; MARSHMALLOW PARA COBRIR BOLO; BOLO COM MARSHMALLOW

Eu vou parar por aqui. Estão me esperando para o almoço. 
Ficarei aguardando as fotos do bolo de vocês. Depois eu faço uma atualização e coloco as fotos do bolo partido.

BOM APETITE!!!

Obrigada pela visita. Um abraço carinhoso a todos.
                   Teresa Cintra            

De volta ao lar, chegou o momento de atualizar a postagem, afinal o prometido é devido. 
O almoço foi maravilhoso, lindas pessoas, deliciosas comidas e... meu bolo. kkkkkkkkkk. 
O momento da verdade, hora de partir o bolo...
BOLO DE MARACUJÁ; MOUSSE DE MARACUJÁ; GELEIA DE MARACUJÁ; MARSHMALLOW PARA COBRIR BOLO; BOLO COM MARSHMALLOW
Ficou delicioso. Firme, mas molhadinho. O sabor do maracujá presente na medida certa. Nem azedo e nem doce demais. SUPER!!! Muito bommmmm!!!!
BOLO DE MARACUJÁ

BOLO DE MARACUJÁ; MOUSSE DE MARACUJÁ; GELEIA DE MARACUJÁ; MARSHMALLOW PARA COBRIR BOLO; BOLO COM MARSHMALLOW
BOLO DE MARACUJÁ; MOUSSE DE MARACUJÁ; BOLO RECHEADO E CONFEITADO;
O que vc acharam? 

Beijão à todas e todos. Até a próxima receita. Agora vou colocar os pés pra cima e curtir um entardecer calmo e tranquilo com minha família. Tchau!

BOM APETITE!!!
Um abraço carinhoso a todos os meus amigos e visitantes,
                   Teresa Cintra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!