Translate

Menu

segunda-feira, 28 de abril de 2014

PETIT GÂTEAU ou BROWNIE? - VOCÊ DECIDE.

Que eu sou chocólatra, todo mundo que me conhece já sabe. Então, quando achei esta receita, tão simples e prática, que é puro chocolate, não pude resistir. Separei o material e resolvi fazê-la.
PETIT GÂTEAU; BROWNIE; CHOCOLATE; BOLO; BOLINHO

INGREDIENTES:
  • 100g de açúcar refinado ou cristal.
  • 110g de leite em pó.
  • 120g de chocolate em pó com 50% de cacau (não é achocolatado é chocolate. Eu usei o da Nestlé, aquele com os frades na caixa).
  • 4 ovos inteiros.
    PETIT GÂTEAU ou BROWNIE
MODO DE PREPARO:
Neste momento eu tenho que fazer uma confissão, entranhei os poucos ingredientes da receita e resolvi fazer apenas a metade. Não queria perder todo o material em uma tentativa que poderia ser frustrada. Afinal que receita era esta sem manteiga ou outro tipo de óleo, sem farinha, sem fermento, onde o único líquido era o ovo?  Esta realmente é uma receita muito estranha, mas a curiosidade foi maior e lá fui eu testar a receita.
  1. Pré-aqueça o forno a 200ºC.
  2. Pese e peneire junto todos os ingredientes secos, misturando-os.
    PETIT GÂTEAU ou BROWNIE
  3. Acrescente os ovos e bata com um fouet (fuê). Fica uma massa bem brilhante e homogênea. E só. É isto mesmo, nem precisa de batedeira. Se você não tiver fouet, pode usar um garfo ou colher para fazer a mistura. Simples assim. 
    PETIT GÂTEAU ou BROWNIE

    PETIT GÂTEAU ou BROWNIE
  4. Distribua a massa em forminhas untadas com manteiga e polvilhadas com chocolate em pó. Não encha até a borda, pois a massa cresce mesmo sem fermento.
    PETIT GÂTEAU ou BROWNIE
  5. Leve ao forno pré-aquecido e asse por 11 minutos para deixar o miolo cremoso (petit gâteau) ou 15 minutos se preferir mais firme (brownie). Passe a temperatura do forno para 180ºC.
    PETIT GÂTEAU ou BROWNIE

    PETIT GÂTEAU ou BROWNIE
  6. Espere aproximadamente 5 minutos antes de desenformá-los. Se você optou por deixar o centro cremoso, pode ter a impressão que estão moles demais e que não conseguirá desenformá-los. Nesta hora é importante um pouco de paciência. Se for preciso use uma faquinha para ajudar. Eu não tive problemas ao desenformar pois optei em deixar 15 minutos no forno e usei minhas forminhas de silicone para cupcakes (http://teresacintra.blogspot.com.br/2014/01/formas-e-utensilios-de-silicone-na.html). 
    PETIT GÂTEAU ou BROWNIE
OBS: Apesar de ter untado 8 forminhas (era a primeira vez que as usava e queria seguir a receita à risca) só usei 6 para meia receita. Acho que a quantidade de "bolinho" irá variar de acordo com o tamanho da forminha usada.
PETIT GÂTEAU ou BROWNIE
Como vocês já descobriram a opção do tempo de forno é que vai determinar se será um petit gâteau ou um brownie. Ambos são maravilhosos. Na dúvida faça meia receita de cada.

DICA: Se você optar pelo brownie, não deixe de acrescentar nozes, castanhas ou amendoas picadinhas à receita.

Agora é só saborear esta delícia.
PETIT GÂTEAU; BROWNIE; CHOCOLATE; BOLO; BOLINHO; FORMA DE SILICONE
Minha sugestão é acompanhá-lo com sorvete de creme ou de chocolate branco.
PETIT GÂTEAU; BROWNIE; CHOCOLATE; BOLO; BOLINHO; FORMA DE SILICONE

É muiiiiiitooooo booommmm! 
PETIT GÂTEAU; BROWNIE; CHOCOLATE; BOLO; BOLINHO; FORMA DE SILICONE
Receita aprovadíssima e ainda fiz uma brincadeira com meu filho que completou 20 anos. A comemoração seria no final de semana, mas o dia é muito especial e merecia uma pequena demonstração de nosso afeto.
PETIT GÂTEAU; BROWNIE; CHOCOLATE; BOLO; BOLINHO; FORMA DE SILICONE
Da próxima vez, eu irei fazer a receita completa.

BOM APETITE!!!
Um abraço carinhoso a todos os meus amigos,
                   Teresa Cintra

2 comentários:

  1. Posta o link que vc tirou essa receita?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Raquel.
      Infelizmente não tenho o link. A receita estava em um caderno em que anoto receitas interessantes ou que recebe de alguma amiga. Mas, acho que tenha vários links com receitas como esta. Iguais ou com pequenas variações.
      Aproveito para agradecer sua visita. Volte sempre.
      Um abraço.

      Excluir

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!