Translate

Menu

quinta-feira, 13 de março de 2014

MUNGUZÁ

O munguzá, como é chamado no nordeste brasileiro, é conhecido em outras regiões como canjica.
Por aqui, a canjica é uma comida feita com milho verde liquidificado, sendo uma espécie de mingau endurecido de acordo com o gosto, podendo ser de colher (canjica mole) ou de corte. A consistência da canjica nordestina irá depender do tempo de cozimento. Já esta canjica do nordeste é conhecida no sudeste como curau.
canjica mineira; FESTA JUNINA; LANCHE; MILHO; CANELA EM PÓ

Ainda me lembro do susto que levei, quando durante uma período de festas juninas, no meu primeiro ano no nordeste (sou natural de Minas Gerais), solicitei um prato de canjica e recebi curau. Fiquei segurando o prato e olhando dele para a atendente da barraca, até que uma amiga que também não era da região, mas morava algum tempo por aqui, começou a rir e me explicou a situação. Comecei a rir também e terminei por comer o curau, afinal eu é que estava fora do contexto do lugar. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk. A atendente é que não entendeu nada de nada, ficou inocente do início ao fim. Para não ir embora com vontade de comer canjica, digo munguzá, pedi a iguaria no final da noite e matei a vontade. kkkkkkkkkkkk. 
Mas o nome não é a única diferença do munguzá entre as regiões do país. O milho para o prato também difere. Enquanto no nordeste é usado o milho para munguzá amarelo, no sudeste do país o milho escolhido é o branco.
canjica mineira; FESTA JUNINA; LANCHE; MILHO
Este prato é muito apreciado, principalmente na época dos festejos juninos. 
Na região litorânea do nordeste, tanto o munguzá como a canjica, são acrescidos de leite de coco. Já no interior da região e no sertão os pratos são preparados sem o leite de coco. 
Atualmente, com a facilidade de aquisição dos ingredientes em qualquer região do país, existem muitas variações e adaptações da receita. 
Hoje irei postar uma que gosto muito e é bem apreciada aqui em casa. Espero que vocês gostem e façam.

INGREDIENTES:
  • 2 xic/chá de milho para munguzá
  • água suficiente para cozinhar
  • 2 pau de canela
  • 3 cravos da índia
  • 1 litro de leite integral (ou 500ml de leite integral + 500ml leite de coco)
  • 1 lata de leite condensado
  • pitada de sal
  • Canela em pó para polvilhar.
MODO DE PREPARO:
  1. Coloque o milho de molho em água o suficiente para cobrir todo o milho. De preferência deixe de um dia para o outro. No mínimo 10 horas para amolecer os grãos.
  2. Escorra toda a água. Não precisa lavar os grãos. 
  3. Coloque-os em uma panela de pressão, com água até cobrir os milhos. Acrescente o pau de canela, os cravos da índia e o sal. Feche a panela e leve para cozinhar por aproximadamente 40 minutos.
  4. Caso você prefira cozinhar sem pressão o tempo será bem maior, algo em torno de 1 hora.
  5. Depois do tempo de cozimento, destampe a panela depois de resfriar e sair todo o vapor. Observe se os grãos estão macios. Se for necessário deixe ferver um pouco mais fora da pressão. 
  6. Estando os milhos macios, acrescente o leite, o leite condensado e misture bem.
  7. Leve ao fogo com a panela destampada até reduzir o caldo e engrossar um pouco.
  8. Sirva quente em um recipiente ou em tacinhas individuais. 
  9. Polvilhe com canela em pó a gosto.
OBS: Se você preferir não for usar leite condensado na receita, acrescente açúcar no momento em que juntar o leite. A quantidade do açúcar seria mais ou menos 1 1/2  a 2 xíc/chá, conforme seu paladar. Eu particularmente prefiro o munguzá feito com o leite condensado, fica mais cremoso e delicioso.
canjica mineira; FESTA JUNINA; LANCHE; MILHO; CANELA EM PÓ
Este é um prato fácil, prático de preparar, saboroso e muito nutritivo. Deve ser servido quente, o que o torna ideal para os dias de inverno ou de chuva. Eu gosto em qualquer época do ano.


Variação: Se for usar o leite de coco você também pode acrescentar um pouco de coco ralado. 
Ou ainda acrescentar amendoim torrado e moído ao final do processo de cozimento (este é um ingrediente muito utilizado no sudeste do país, especialmente em Minas Gerais).

E aí? Vocês estão servidos?


BOM APETITE!!!
________________________________________
Atualização em 24 de junho de 2015

Munguzá com milho branco polvilhado com canela:
canjica mineira; FESTA JUNINA; LANCHE; MILHO; CANELA EM PÓ
canjica mineira; FESTA JUNINA; LANCHE; MILHO; CANELA EM PÓ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!