Translate

Menu

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

TEMPEROS VERDES E SUA CONSERVAÇÃO

A conservação dos temperos verdes, após sua colheita, é algo que parece extremamente complexo. 
As dicas que encontramos são as mais variadas possíveis. 
  • Colocar em um copo com água, 
  • Guardar na geladeira, 
  • Congelar picadinha em saco plástico retirando todo o ar presente,
  • Picar e desidratar (vale para o coentro, salsa, alecrim, manjericão). Esta técnica não serve para a cebolinha verde.
Eu mesma já tentei algumas sem sucesso. Murcham, perdem a textura, alteram o sabor ou escurecem. E na maioria das vezes só servem para a confecção de molhos e pratos cozidos. Não ficam com uma aparência bonita para serem usados em decoração de pratos.
Atualmente, tenho em minha varanda alguns vasos com os temperos verdes que mais aprecio: manjericão, coentro, cebolinha, alecrim. Retiro as porções que me interessa, apenas o que irei usar. Mas, em certo momento, a  muda adquire um crescimento e plenitude que não permite a sua manutenção por muito tempo no vaso. É preciso colhe-la e plantar nova muda. Aí vem o dilema, como conservar os temperos verdes recém-colhidos e mantê-los o mais próximo do estado fresco, conservando suas características originais?
DICA CULINÁRIA; TEMPEROS VERDES;  CONSERVAÇÃO DE TEMPEROS; CONGELAMENTO DE TEMPERO VERDE; AZEITE
Este é o mesmo problema de quem compra tempero verde nas feiras e supermercados. Eles chegam em casa ainda frescos, mas sem cuidados adequados rapidamente se estragam.
Depois de pesquisar muito na internet, encontrei um método que me agradou bastante. Segui as orientações e aprovei. Trata-se da conservação do cheiro verde através do congelamento em óleo ou azeite.
Material necessário;
  • Temperos verdes frescos.
  • Tesoura de cozinha ou faca de legumes e verduras.
  • Azeite ou óleo.
  • Tábua para picar os temperos.
  • Caçambas de gelo.
DICA CULINÁRIA; TEMPEROS VERDES;  CONSERVAÇÃO DE TEMPEROS; CONGELAMENTO DE TEMPERO VERDE; AZEITE
Modo de preparo:
  • Sobre uma tábua, pique os temperos. No caso do manjericão e do alecrim, apenas desfolhe, retirando os cabinhos. É importante que a tábua usada seja exclusiva para verduras e hortaliças. Nunca use tábua de carne para evitar o risco de contaminação cruzada.
  • Espalhe os temperos picados ou desfolhados sobre as caçambas de gelo. 
  • Cubra com óleo ou azeite. Eu preferi usar o azeite. Não cheguei a testar com o óleo para ver o resultado. Mas, deixo para quem quiser tentar.
DICA CULINÁRIA; TEMPEROS VERDES;  CONSERVAÇÃO DE TEMPEROS; CONGELAMENTO DE TEMPERO VERDE
DICA CULINÁRIA; TEMPEROS VERDES;  CONSERVAÇÃO DE TEMPEROS; CONGELAMENTO DE TEMPERO VERDE
  • Leve as caçambas ao congelador ou freezer até congelar. Depois de congelado, você pode desenformar e colocar os "gelos" de temperos em saquinhos ou potes plásticos.  O importante é mante-los no congelador ou freezer até o seu uso. Eu preferi deixar nas próprias caçambas, cobrindo-as com um plástico e retirando os temperos apenas no momento de usá-los.
DICA CULINÁRIA; TEMPEROS VERDES;  CONSERVAÇÃO DE TEMPEROS; CONGELAMENTO DE TEMPERO VERDE
Vejam como ficam os temperos depois de congelados e desenformados. O melhor é que o azeite volta a consistência original rapidamente e ainda fica aromatizado. E o tempero mantem suas características, mantendo seu frescor, sem alterar o gosto e sua aparência. Se você quiser usá-lo como decoração de pratos, sem cozinhá-lo, é só lavá-lo em água corrente para tirar o azeite e empregar em seguida. 
Caso você vá usá-lo em saladas, o azeite pode ser usado no molho da salada. Ele já está aromatizado e vai dar um sabor especial. Hummm... delícia!
TEMPEROS VERDES;  CONSERVAÇÃO DE TEMPEROS; CONGELAMENTO DE TEMPERO VERDE
Eu fiz duas caçambas de tempero. Uma de manjericão e outra de coentro com cebolinha verde. Você pode fazer como achar melhor. Congelando os temperos isolados ou com outros, conforme seu gosto pessoal.
Gostaram da dica? Esta é a melhor forma de conservação de temperos verdes por um tempo maior que achei. Realmente funciona. Não deixem de tentar. É super prática e fácil.
BOM APETITE!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!