Translate

Menu

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

BOLO DE CHOCOLATE COM RECHEIO DE BRIGADEIRO, CREME BRANCO E MORANGOS:

Bolo tipo pão-de-ló de chocolate feito com uma receita que consegui em um grupo de culinária. Primeira vez que testei a receita. 

A  decoração não ficou como eu queria. Não consegui morangos em quantidade e qualidade suficiente para cobrir o bolo e tive que improvisar. A cobertura também ficou mais mole do que deveria e escorreu pelas laterais. Mas, em compensação o sabor ficou maravilhoso, tanto que resolvi postar a receita mesmo não tendo ficado top de linha. Afinal é preciso conhecer não apenas os acertos, mas também as dificuldades que podem surgir. Confeitaria é uma caixinha de surpresas, o importante é aprender a driblar os imprevistos e dar a volta por cima.
Como o bolo foi para consumo próprio e não para venda, ficou bem com cara de "Eu que fiz" , tipo algo bem caseiro e feito com amor. O que realmente foi.
Quem quiser se aventurar no mercado da confeitaria, sugiro testar e treinar antes. Ou quem sabe providenciar outra decoração. Só não use pasta americana, pois o bolo fica bem úmido com bastante recheio. 

Pão de ló de chocolate:
Ingredientes:
  • 7 claras;
  • 7 gemas;
  • 1 colher de chá de essência de baunilha;
  • 1 xícara de chá de açúcar refinado;
  • 1 xícara de chá de farinha de trigo peneirada;
  • 3 colheres de sopa de chocolate em pó de qualidade e peneirado;
  • 1 colher de sopa (rasa) de fermento em pó (a receita original não tinha, foi um acréscimo meu).
Modo de preparo:
- Na tigela da batedeira, bata as claras até o ponto de neve.
- Junte as gemas uma de cada vez continuando a bater..
- Em seguida acrescente a baunilha, o açúcar e bata por mais ou menos 5 minutos. 
- Desligue a batedeira, junte a farinha de trigo e o chocolate delicadamente com uma colher ou com um batedor manual.
- Por último acrescente o fermento.
- Coloque em forma untada e enfarinhada.
- Asse em forno pré-aquecido a 200ºC por aproximadamente 25 minutos.
- Deixe esfriar antes de cortar.
OBS: Tive dificuldade na hora de desenformar. Mesmo soltando as laterais o pão-de-ló aderiu no fundo da forma. Sugiro que ao invés de untar a forma, use papel manteiga. Já usei esta técnica em outros bolos com sucesso. Li no grupo de culinária, que algumas pessoas utilizam papel toalha para forrar o fundo da forma e não untam a parte lateral. É algo que ainda não testei. Fica a dica pra quem quiser se aventurar. 
Recheio 1: 
Brigadeiro: (na receita original foi usado nutella e ovomaltine salpicado por cima. Optei por brigadeiro convencional mole). 
  • 02 latas de leite condensado;
  • 03 colheres de sopa de chocolate em pó;
  • 03 colheres de sopa de nescau ou toddy em pó;
  • 01 colher de sopa bem cheia de manteiga ou margarina (80% de lipídios) sem sal;
  • 01 caixa de creme de leite.
- Leve ao fogo brando os 4 primeiros ingredientes.
- Mexa constantemente até desprender do fundo da panela.
- Retire do fogo, acrescente o creme de leite e misture até ficar homogêneo. Reserve.

Recheio 2:
Creme branco:
  • 1 lata de leite condensado;
  • A mesma medida de leite;
  • 2 gemas sem pele;
  • 2 colheres de maisena dissolvida em um pouco de leite.
- Misture bem os ingredientes e leve ao fogo brando até engrossar. Desligue e reserve.

Geleia de morango:
  • 1/2kg de morangos picados (frescos ou congelados).
  • 250g de açúcar.
  • Suco de meio limão.
  • 1/2 xícara de água.
- Bata a água com os morangos. 
- Passe para uma panela, acrescente o açúcar e o suco de limão. 
- Leve ao fogo brando, mexendo ocasionalmente até engrossar.
- Deixe esfriar para poder usar. Reserve.

Guarnição:
  • Achocolatado para umedecer os bolos.
  • Morangos picados para colocar no bolo e outros fatiados para enfeitá-lo.
Montagem do bolo:
- Dividi o pão de ló em três partes. Confesso que esta parte sempre acho a mais chata. Eu marco o bolo onde quero cortar com uma faca de ponta e uso uma linha de costura para fazer o corte. Para evitar de quebrar o bolo usei um apoio chamado "salva-bolo". Ajuda muito na hora de separar e transportar as partes cortadas. É só deslizá-lo por baixo do bolo com cuidado e devagar.
O pão-de-ló ficou bem fofinho e frágil. Sugiro que façam duas formas e dividam apenas uma vez cada uma. Neste caso ficará mais fácil o manuseio. Eu fiz apenas uma forma de 30 cm de diâmetro.
Para facilitar a montagem, fiz todo o processo usando a própria forma em que assei o pão-de-ló. Forrei com um plástico para não aderir à forma e ficar fácil sua retirada.
Umedeci cada parte do pão-de-ló com achocolatado à medida que ia colocando-as na forma.
Sobre a primeira parte já umedecida, coloquei o brigadeiro mole. Deixei que se espalhasse bem sobre a massa, de maneira bem uniforme.
Cobri o brigadeiro com a segunda parte do pão-de-ló, umedecendo-a com o achocolatado.
Sobre a segunda parte do pão-de-ló, espalhei o creme de baunilha. Sobre ele salpiquei os morangos picadinhos e por cima a geleia de morango. A quantidade vai do gosto pessoal de cada um.

Sobre a geleia, coloquei a última parte do pão-de-ló, umedecendo-a com o achocolatado. Cobri um um plástico, fiz uma ligeira pressão pra uniformizar o bolo, sem comprimir demais, senão ele ficará achatado. Levei para a geladeira onde deixei até o momento de decorar.
Assei e montei o bolo no mesmo dia. Assei à tarde e montei à noite. A decoração fiz no dia seguinte, no dia da festa de aniversário de meu marido.
Deixei para comprar os morangos da decoração no dia de montar o bolo e olha no que deu. Não encontrei o suficiente. Resolvi de última hora decorar o bolo usando o próprio salva-bolo que também pode ser usado como uma espécie de molde para decoração. Basta polvilhar açúcar de confeiteiro sobre o bolo, deixando o salva-bolo à uma certa distância. 
BOLO DE CHOCOLATE: RECHEIO DE BRIGADEIRO; Recheio de bolo CREME BRANCO; bolo
O bolo ficou bem molhadinho e saboroso. Acho que o recheio dificultou em manter a cobertura sem escorrer. Talvez o melhor seja usar cobertura de chocolate derretida sem creme de leite. Fica a dica para quem preferir uma apresentação melhor. Ou então rodear o bolo com bis ou outro biscoito coberto de chocolate e enfeitar a parte superior com raspas de chocolate e morangos fatiados. 
Garanto que gostoso estava, e muitoooooooooooooo. Estava bom demais. Tanto que meus filhos pediram para guardar a receita e fazer de novo. kkkkkkkkkkkkkkkkk. O bolo ainda nem acabou e já estão pensando no próximo.
Gente, olhem esta delícia escorrendo e convidando para uma mordida. Não é demais? Tentação pura. O chocolate da cobertura formou apenas uma fina camada por fora, ficando molinho por dentro. Não me admira não ter ficado firme e tenha escorrido pelas laterais. Rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs.

Às confeiteiras de carteirinha, mestras na doceria e nos doces prazeres culinários, minhas mil desculpas pela apresentação final de meu bolo. Nunca tive a pretensão de me igualar às mãos mágicas e hábeis de profissionais tão talentosas e maravilhosas. Apenas quero o prazer de servir aos meus amigos e familiares alguns quitutes feitos por mim. 

Alguém aceita um pedaço?
BOLO DE CHOCOLATE: RECHEIO DE BRIGADEIRO; Recheio de bolo CREME BRANCO; bolo

BOM APETITE!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!