Translate

Menu

domingo, 29 de dezembro de 2013

BOLO COM CASINHA DE BISCOITO DE GENGIBRE E MEL

Casa de biscoito e confeitos; NATAL; SOBREMESA DE NATAL; BOLO CONFEITADO
Eu fiz para a noite de Natal um bolo de chocolate e sobre o mesmo coloquei uma casinha de biscoito de gengibre e mel, esta última seguindo uma receita de uma amiga com pequenas alterações na receita e na execução da casinha. O link de referência para quem quiser ver a receita original e o modelo da casinha é http://cybelchan.wordpress.com/2013/12/19/casinha-de-pao-de-mel/
A maior alteração é que já assei as partes da casinha cortadas. Pela receita original a massa deveria ser assada inteira e só cortar ao retirar do forno com a massa ainda morna. Também modifiquei as medidas e não fiz a chaminé.
Outra mudança foram as janelas vazadas, por onde passei uma pequena lâmpada led com bateria própria, que meu marido muito gentilmente providenciou. É importante que a lâmpada não produza calor para não correr o risco de derreter o açúcar e desmoronar a casinha antes da hora. Hehehehehehehehehe!
Foi o maior sucesso entre as crianças e adultos, principalmente quando a lâmpada foi acessa.
O legal é que este tipo de decoração pode ser utilizado em outras ocasiões como aniversários e comemorações em instituições voltadas para o público infantil. Ou quem sabe usar a massa para fazer prédios e outras edificações. É só elaborar outros moldes de acordo com a proposta da festa.

No final achei bem mais fácil do que imaginava. Que tal vocês tentarem para uma reunião das crianças no período de férias? Eu posso garantir que será um sucesso total.

Eu vou explicar cada passo separadamente:
  • Preparação do molde:
Risque o molde sobre um papelão ou isopor fino (tipo prato de pizza). Eu aproveitei a caixa do panetone que trufei. Reciclar é preciso. Hehehehehehehehe.
Nesta etapa é preciso levar em conta o tamanho do bolo, caso a casinha vá ficar sobre algum, para que fique proporcional. Para isto você pode aumentar ou diminuir as medidas. Como eu já disse, fiz algumas mudanças no tamanho da casinha. Vejam na foto abaixo como ficou.
  • Preparação do tabuleiro:
As peças serão assadas no fundo do tabuleiro virado. Unte-o com margarina ou manteiga. Cubra com papel manteiga que também deve ser untado. Usei dois tabuleiros. Deixe reservado enquanto prepara a massa do biscoito.
  • Prepare a massa e os biscoitos: (usei a massa igual a do link que postei no início do texto.)
Massa:
- 4 c/s de mel ou melaço
- 1 xíc/chá de açúcar mascavo
- 3 c/s de manteiga ou margarina sem sal
- 2 e 1/2 xíc/chá de farinha de trigo
- 1 c/chá de canela em pó
- 1/2 c/chá de noz moscada moída
- 1/2 c/chá de cravo da índia moído
- 1 c/chá de gengibre em pó
- 1 c/s de raspas de casca de limão
- 1 c/s de suco de limão
- 1 ovo inteiro
- 2 c/chá de bicarbonato de sódio
- 1 pitada de sal
- essência a gosto (laranja, mel, nozes, baunilha, cravo...). 
Preparo:
- Pré-aqueça o forno a 180ºC.
- Misture os três primeiros ingredientes (mel, açúcar e manteiga) e leve ao micro-ondas por 1 minuto em potência alta. Retire, mexa para ficar homogêneo. Se precisar leve por mais 20 seg para dissolver o açúcar. Reserve.
- Numa tigela grande, coloque 2 xíc/chá de farinha de trigo, com as especiarias, o sal, o bicarbonato e as raspas de limão. Misture, faça um buraco no meio da farinha e despeje a mistura de mel e o suco do limão. Misture grosseiramente e acrescente o ovo. Amasse até ficar uma mistura homogênea, acrescentando aos poucos a 1/2 xícara de farinha que não foi usada e a essência de sua preferência.
Eu usei essência de baunilha.
Obs: Foi aqui que modifiquei um pouco a receita original. Minha massa ficou um pouco pegajosa e foi necessário colocar um pouco mais de farinha de trigo para dar o ponto de abrir.
- Abra a massa sobre um plástico enfarinhado até a espessura aproximada de 0,5cm. (Eu usei um papel celofane que fixei na mesa com fita adesiva para facilitar o trabalho de abrir a massa).
- Com cuidado e usando o papel celofane (ou plástico) como apoio, vire a massa esticada sobre o fundo do tabuleiro.
Obs: Neste ponto fiz outra alteração na receita original. Cortei as partes da casinha seguindo o molde de papelão antes de assar a massa. Retirei o excesso da massa e abrindo as sobras da massa cortei todas as partes da casinha com uma única receita. Ainda fiz alguns biscoitinhos para usar em outra decoração. Aproveitei totalmente a massa sem desperdícios. 
- Asse em forno pré-aquecido a 180ºC por 15 a 20 minutos. É preciso ficar atenta para não queimar a massa que deve dourar levemente.
- Depois de assadas, deixe as peças esfriarem para serem usadas. Aproveite o tempo livre para preparar o bolo.
  • Prepare o bolo de pão-de-ló de chocolate:
Obs: Use a receita de sua preferência ou a receita abaixo. Eu usei uma receita que adaptei de uma amiga de um grupo de culinária do facebook, Joselia Fleury, apenas acrescentei o chocolate em pó.

Massa:
- 8 ovos
- 2 copos (requeijão) de açúcar
- 3 copos (requeijão) de farinha de trigo peneirados.
- 5 c/s de chocolate em pó
- 1 copo (requeijão) de leite quente com 1 c/sobremesa de manteiga ou margarina
- 1 c/s de fermento em pó
Preparo: 
- Bata os ovos com o açúcar por aproximadamente 10 minutos em velocidade média. Não se assuste, pois o volume aumenta bastante.
- Passe os ovos batidos para uma bacia grande, acrescente a farinha de trigo, um copo por vez, mexendo delicadamente com um batedor manual (fuê). Acrescente o chocolate em pó e em seguida o leite quente com a manteiga. Misture e junte o fermento em pó.
- Despeje a massa em uma forma untada e com papel manteiga no fundo. Asse em forno pré-aquecido. 
Obs: Como eu queria um bolo quadrado e não tenho forma com esta configuração Eu fiz quatro bolos em formas de bolo inglês, que, na montagem, usei lado a lado para ficar quadrado. Achei mais fácil para manusear do que fazer em um tabuleiro grande. Isto sem falar que os meus tabuleiros estavam com os biscoitos.

Recheio 1: Ganache de chocolate meio amargo.
- 200g de chocolate meio amargo 
- 1/2 caixinha de creme de leite.
Derreta o chocolate (no micro-ondas ou em banho-maria) e acrescente o creme de leite, batendo até ficar com uma textura e brilho como na foto abaixo. Acrescente o creme de leite aos poucos, a medida muda de acordo com a consistência das diversas marcas existentes no mercado. 
Recheio 2: Brigadeiro branco.
- 1 lata de leite condensado
- 1 c/s de margarina ou manteiga
- 1 caixa de creme de leite
Misture os ingredientes e leve ao fogo brando, mexendo constantemente até engrossar. Retire do fogo e deixe esfriar.

Montagem do bolo:
Use uma superfície de papelão forrada com papel alumínio, ou isopor para servir de base para o bolo.
Corte cada bolo ao meio (08 no total) e coloque duas lado a lado na base formando um quadrado.
Umedeça o bolo com achocolatado e passe o recheio 1 (ganache de chocolate) e coloque outras duas fatias de bolo por cima.
Umedeça esta outra parte com o achocolatado e passe o recheio 2 (brigadeiro branco). 
Coloque mais duas fatias sobre o recheio branco, umedecendo com o achocolatado. 
Cubra com ganache e coloque as duas últimas fatias de bolo. Umedeça.
Corte as beiradas com uma faca bem amolada, deixando a lateral do bolo bem regular.
Cubra o bolo com outra receita de ganache de chocolate meio amargo. 
Passe o bolo para a bandeja definitiva e espere a casinha ficar bem firme para colocá-la sobre o mesmo e terminar a decoração.
Obs: Como a massa do pão-de-ló e o recheio branco já são bem doces, acho que o chocolate meio amargo faz um equilíbrio perfeito. Mas, se você preferir use o chocolate ao leite ou outra cobertura. 
  • Prepare o glacê real para a montagem da casinha e decoração:
- 4 claras
- 800g de açúcar de confeiteiro (impalpável) peneirado
- 1 c/chá de cremor de tártaro
Misture as claras com o açúcar e leve ao fogo para aquecer, sem deixar ferver. 
Passe para uma batedeira e acrescente o cremor de tártaro. Bata por aproximadamente 10 minutos em velocidade média ou até que a mistura fique firme. O ponto é quanto ao levantar o batedor, a mistura não caia.
Se for usar glacê colorido separe as porções e use corante gel culinário nas cores que quiser.
Coloque o glacê em manga (saco) de confeitar com o bico de sua escolha. 
Obs 1: O glacê não deve ficar em contato com o ar ou irá ressecar. O que não for usado imediatamente deverá ser guardado em sacos plásticos bem fechados e sem ar no seu interior. O mesmo vale para o saco de confeitar que quando não estiver em uso deve ter o bico coberto por saco plástico.
Eu usei o bico perlê para os traços retos e o bico pitanga para fazer a junção das peças e colar as jujubas da decoração.
Obs 2: O cremor de tártaro previne a cristalização do açúcar e ajuda na secagem de suspiros, pirulitos e balas. Depois de seco o glacê fica tipo um suspiro sem precisar ir ao forno. Mas, não o use em excesso. Eus precisava que o meu glacê secasse para firmar a casa e dar sustentação às jujubas. Se você for usá-lo em outro tipo de decoração, onde a cobertura deve ser mais "macia" e melhor não usá-lo.
  • Montagem da casinha:
- Primeiro decorei cada parte da casinha separadamente. Aí o que vale é a imaginação. Contornei as janelas e colei jujuba na parede de frente. As jujubas do telhado só foram coladas após a montagem final.
- As portas são de bis branco partido ao meio longitudinalmente e também colados com glacê.
- Sobre uma base de isopor, um pouco maior que os moldes da casinha, comecei a "colar" as paredes da casa com o glacê real usando o bico pitanga. Por ser mais largo achei que iria firmar melhor. Contornei a base com o glacê. Coloquei a primeira parede lateral. Depois, coloquei a parede anterior e usei bastante glacê na emenda das duas paredes por dentro. E assim sucessivamente, até que todas as paredes estivessem coladas. 
- Para o telhado passei glacê contornando a parte superior das 4 paredes que já estavam em pé. Na emenda do telhado passei glacê real com o bico pitanga e colei algumas jujubas. Fiz o mesmo com o restante do telhado. Se você for colocar chaminé, a hora é esta. Monte a chaminé à parte e depois que estiver firme coloque sobre o telhado.  
- Antes de mexer na casinha para colocá-la sobre o bolo, é preciso esperar para o glacê ficar firme. Caso contrário, corre-se o risco de desmoronar antes da hora. Um pouco de paciência nesta hora é sempre prudente. 
- Quando estiver firme, passe com muito cuidado para o bolo e termine a decoração.

Casa de biscoito e confeitos.
Vista lateral da casinha. Se desejar use outros confeitos ou até mesmo florezinhas de açúcar.
Casa de biscoito e confeitos.
Fundo da casinha. Eu fiz as janelas redondas e vazadas para entrar a lâmpada que iria iluminar a casinha. Mas, você pode fazê-las quadradas e fechadas ou decoradas com cortininhas. 

Casa de biscoito e confeitos.

Em nossa ceia contamos com a presença de algumas crianças e adolescentes. Durante a ceia, as crianças esperavam ansiosas pelo momento de demolir a casinha. A expectativa da demolição só foi superada pela chegada do Papai Noel. Aliás, foram dois grandes momentos da ceia. Meu marido fantasiado de Papai Noel e a demolição da casinha de biscoito. Hehehehehehehehehehehehe.
Quando a demolição foi liberada, o início foi algo tímido. Uma jujuba aqui, um pedacinho do glacê acolá. Que criançada tão educadas!!!
Casa de biscoito e confeitos.
Aí, alguém quebrou o primeiro pedaço do telhado. Foi neste momento que ninguém se segurou mais. Crianças, adolescentes e adultos atacaram sem dó a pequenina casinha que em frações de segundos foi totalmente demolida. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. Não ficou uma única parede em pé.
Casa de biscoito e confeitos.
E não é que o danado do biscoito é muito gostoso? Hummmmm, bom d+.
Vou incorporar a receita do biscoito para outras ocasiões, como acompanhar um café ou chá.
Espero que vocês tenham gostado. Nós adoramos.
No final achei, a confecção da casinha, bem mais fácil do que imaginava. Sei que o Natal passou mas que tal vocês tentarem para uma reunião das crianças no período de férias? Eu posso garantir que será um sucesso total.
BOA SORTE E BOM APETITE!!!!

2 comentários:

  1. AMEI SUA CASINHA,VOU TENTAR FAZER:)BJS

    ResponderExcluir
  2. Olá, Joselia. Faça sim, é o maior sucesso entre as crianças (as pequenas e as grandes. eheheheheheheh. Fica legal para aniversário infantil. Depois me conte como foi sua experiência. Um forte abraço.

    ResponderExcluir

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!