Translate

Menu

terça-feira, 25 de junho de 2013

PAPEL DE PAREDE - SALA DE JANTAR

COLOCANDO PAPEL DE PAREDE:

 (segunda experiência)

Ficamos tão satisfeitos com nosso projeto do hall social que decidimos repetir a dose.
Vocês se lembram de nossa experiência anterior? kkkkkkkkkkkkkkkk. No final do processo percebemos o quão simples é a colocação do papel de parede. Basta paciência, determinação, atenção e os materiais corretos. A internet é uma ferramenta muito boa para ler sobre o assunto, assistir vídeos e tirar dúvidas sobre as diversas opções do mercado.

Algumas orientações gerais não podem ser esquecidas:
- É preciso escolher a cola correta para o papel a ser empregado. Alguns papeis de parede já vêm com a cola indicada outros não. Ao comprar o papel leia e siga as orientações do fabricante.  
- Escolha o seu papel de parede. São várias opções de estampas, cores e tipo:
Ø  Papel vinilizado (mais comum com marcas nacionais e importadas): cola em pó.

Ø  Papel vinílico (importado da Bélgica, Itália, França, Inglaterra, Estados Unidos e outros países. Material impermeável, com qualidade superior e mais resistente.): cola em pasta.

Ø  Papel Non Wovem: Revestimento exclusivo com alta tecnologia. Base de papel e revestimento de TNT (tecido-não-tecido).

Ø  Papel com revestimento de palha natural ou sintética, como bambu, sisal, cana da índia...

Ø  Papel com tecido (chenile, seda, linho, renda entre outros)

.Ø  Vinil sem base de papel, usado principalmente em hotelaria pela grande resistência. Produto nacional. Vendido por metro, com 1,3m de largura.

Ø  Adesivo de parede personalizado.

Ø  Papel de pedra de mica – Mica Wallpapers (novidade na Europa e USA, possui representantes no RJ e SP). Pouco conhecido no Brasil, trata-se de um papel artesanal e ecologicamente correto. Feito de pedras prensadas em um revestimento de TNT (tecido-não-tecido), com um efeito final em alto relevo. De acordo com a pedra usada, alguns papeis possuem mais brilho que outros. Existe uma grande variedade de cores e textura.
- Verifique as condições da parede. É preciso que esteja seca e limpa de poeira. A umidade e infiltração dificultam a colagem do papel e podem provocar manchas escuras, danificando o resultado final. O ideal é que a parede esteja apenas com a massa corrida ou pintada com tinta látex. Se a pintura for a óleo passe uma demão de tinta látex ou liquibase. Espere secar.

- O papel pode ser colado sobre outro, mas, é preciso que esteja em boas condições e seco. Caso esteja úmido, mal fixo ou rasgado, o mesmo deve ser retirado antes de se colar um novo papel de parede. Basta umedecê-lo com um pano úmido ou spray e retirá-lo com uma espátula. Espere que a parede seque bem antes de aplicar o novo papel.

- Calcule a área onde será aplicado o papel de parede para saber a quantidade correta de rolos a comprar. Deixe uma margem de segurança de no mínimo 10 a 15cm em cada tira. Se o papel tiver desenho que precisa ser casado, deixe uma margem maior.

- Escolha uma estampa que se adeque ao ambiente, estilo dos moradores e a finalidade do recinto em questão. Quarto? Sala de estar? Sala de leitura? Hall social? Sala de jantar? Estampas muito colorida e movimentada costumam cansar em um curto espaço de tempo, e devem ser utilizadas em áreas de circulação e permanência temporária. Ou pelo menos em áreas pequenas.  

- Paredes com incidência de sol diária, podem ter o papel de parede desbotado. Escolha uma parede sem incidência direta do sol.

Veja algumas dicas super  importantes no link: (http://www.artmil.com.br/sobre/dicas/detalhe.php?id=33)

E aí? Já decidiu qual papel escolher?

Nós optamos por um papel de parede nacional. Resolvemos fazer modificações em nossa sala de jantar, com a introdução de duas cristaleiras e colocação de papel de parede entre elas. Nossa mesa de jantar é quadrada com a base em madeira trabalhada e tampo de vidro. As cadeiras (08) também são em madeira com assento em couro. Réplicas do estilo D. José, feitas em Minas Gerais. Além de manter os quadros já existentes no lugar.

Como o ambiente já possui muita informação, escolhemos um papel de listras com cores suaves, em tom de branco, bege claro e bege escuro.

Após calcular a área compramos dois rolos do papel de parede da marca BOBINEX. Cada rolo tem 10m de comprimento e 0,53m de largura. Cola indicada: Cola em pó.

Agora basta a decisão final: Aplicador profissional ou não.

ACREDITE VOCÊ PODE COLOCAR O SEU PRÓPRIO PAPEL DE PAREDE!!!
Decidimos assumir a aplicação. Afinal a primeira experiência foi muito positiva. Lembram-se do post anterior sobre meu hall social? Alguns inconvenientes próprios de primeiro marinheiro, mas nada que nos desanimasse a uma nova experiência. Como já havia colocado antes não há segredos, basta querer e fazer.
PAPEL DE PAREDE; SALA DE JANTAR; decoração; faça você mesmo
Então hora de por a mão na massa e começar o trabalho. Mais uma vez meu marido foi muito importante no processo. 

- Primeira providência foi preparar a cola conforme as orientações do fabricante. Não se assuste com a aparência inicial, granulosa. Depois de 30 minutos em repouso ela fica uniforme e homogênea.

- Depois marcar as tiras, deixando uma margem de segurança.
PAPEL DE PAREDE; SALA DE JANTAR; decoração; faça você mesmo
- Optei por cortar as tiras com tesoura. Você pode usar estilete se preferir, apenas tenha o cuidado com a superfície onde irá cortar.
PAPEL DE PAREDE; SALA DE JANTAR; decoração; faça você mesmo
- Como o papel irá ficar entre duas cristaleiras que estão sendo instaladas, iniciamos sua colocação descontando a distância das mesmas do canto da parede. Deixamos apenas uns 05 cm entrando por trás do móvel. Para o mesmo marcamos a parede com lápis para que o papel não ficasse torto. Afinal a estampa escolhida é de listras. Com isto economizamos no papel. 
PAPEL DE PAREDE; SALA DE JANTAR; decoração; faça você mesmo
- Pela foto acima vocês podem notar que tivemos que remover duas tomadas de lugar. O móvel iria cobri-las e ficariam inutilizadas. Verifique na parede escolhida modificações necessárias antes de iniciar o processo. Nada de quebrar a parede depois de colar o papel ou irá perder todo o trabalho e material. 

- A primeira tira é sempre a mais trabalhosa e que requer maior atenção. Ela servirá de referência para a colocação das demais. 

- Para que o papel ficasse bem esticado na hora de passar a cola, enrolei as tiras ao contrário e deixei assim por alguns minutos com o auxílio de pregadores de roupa.

- Optei por passar a cola direto no papel com o auxílio de um rolinho de espuma. Usei um pincel para o acabamento superior e inferior.
PAPEL DE PAREDE; SALA DE JANTAR; decoração; faça você mesmo
- Alise cada tira colocada, procurando tirar o máximo das bolhas. Não se desespere se algumas insistirem em ficar. Elas simplesmente desaparecem como mágica.

- Não tenha pressa e nem agonia. É preciso paciência. O tempo gasto irá compensar todo o trabalho. Ao terminar, espere secar pelo menos 24h para pendurar os quadros e recolocar as tomadas.
PAPEL DE PAREDE; SALA DE JANTAR; decoração; faça você mesmo
- Gastamos aproximadamente uma manhã para a aplicação. Depois, de terminado, a parte de madeira foi concluída. Só falta a parte dos vidros e espelhos. A expectativa é grande para ver o resultado final. Mas, pela foto abaixo já dá pra ter uma ideia.
- Enfim, os espelhos e vidros tão aguardados chegaram. Escolhemos uma ferragem discreta. Vejam como ficou.
PAPEL DE PAREDE; SALA DE JANTAR; decoração; faça você mesmo
Eu adorei. As cristaleiras ficaram lindas e modernas, suavizando o ar colonial e austero das cadeiras. O papel de parede além de decorar fez o link entre o moderno e o antigo. 

Modéstia à parte ficou MARAVILHOSO!!! ESPETACULAR!!!

Se gostaram, não percam tempo, escolham uma parede para dar um destaque especial e personalizado e mãos à obra. Vou ficar aguardando as fotos dos trabalhos de vocês.

SUCESSO E MUITOS ELOGIOS À TODOS!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!